COMUNICAÇÃO
Ouvidoria Cidadã da Defensoria participa do I Fórum de Ouvidorias das Américas
Evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro, em Brasília, que também contará com o 5º encontro de ouvidores das DPEs do país
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) participará do I Fórum de Ouvidorias das Américas, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro, em Brasília. O órgão, que funciona como uma ponte entre a Defensoria e as demandas coletivas da sociedade civil, tem presença garantida no evento por meio da ouvidora geral da DPE/BA, Naira Gomes, e de Rutian Pataxó, a primeira ouvidora-adjunta indígena da Defensoria da Bahia.
O Fórum, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, terá como tema principal “Os desafios da participação cidadã nas instituições do nosso continente”. Para Naira Gomes, a iniciativa do Governo Federal reflete um momento de valorização das Ouvidorias como instrumento político de consolidação da democracia.
“O evento marca a importância das Ouvidorias como veículo para a construção de políticas públicas, bem como funciona como um fórum de boas práticas para a prestação de serviços pelas Ouvidorias do Brasil inteiro, em prol de uma escuta de excelência”, observa.
Naira Gomes, co-fundadora da Marcha do Empoderamento Crespo, foi a quinta mulher eleita ouvidora-geral da instituição, e encabeça o órgão ao lado de Rutian Pataxó, ex-secretária geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – Mupoiba. Além do fórum, vai acontecer a reunião ordinária do conselho nacional de ouvidorias de defensoria públicas do país.