COMUNICAÇÃO
Ouvidoria Cidadã da DPE/BA lança nesta sexta-feira a Rede de Articulação Social
Ação ocorrerá na Sede da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, em Salvador
Construir pontes com os movimentos sociais é o objetivo da criação da Rede de Articulação Social da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que terá seu lançamento nesta sexta-feira, 29, na Sede da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, a partir das 17h.
No evento desta sexta será apresentada oficialmente a Rede, que é composta, além da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA, por integrantes dos movimentos LGBT, feminista, negro, de defesa da infância e da juventude, de defesa do idoso, combate às drogas e acesso à justiça, entre outras. Haverá ainda a participação de entidades como a União de Negros pela Igualdade (Unegro), o Movimento Negro Unificado, e outros movimentos sociais.
De acordo com a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, a intenção da criação da Rede de Articulação é fortalecer o processo democrático e participativo da Defensoria, a partir da Ouvidoria.
“A Rede vai auxiliar as lutas coletivas de movimentos sociais. Cada ação que a Ouvidoria desenvolver poderá ser feita coletivamente, de forma que todos serão solidários à demanda do outro e se fortalecerão mutuamente, nesta perspectiva do acesso aos direitos humanos”, afirmou Sirlene Assis.
A atuação da Rede de Articulação será feita a partir de uma metodologia participativa, construída coletivamente a partir da Pedagogia do Oprimido e Libertadora, do educador e filósofo Paulo Freire, na qual todos são sujeitos e construtores da história.
A ouvidora da DPE/BA Sirlene Assis ainda destaca a importância da criação deste rede em um momento no qual forças conservadoras e reacionárias têm ocupado espaços de destaque no campo político, enfraquecendo os Direitos Humanos e aumentando as violações de diversos segmentos sociais.
“Tivemos a morte neste mês do líder indígena Paulo Guajajara no Maranhão e, esta semana, a morte de José Isídio Dias, de 80 anos, membro do Quilombo Rio dos Macacos aqui na Bahia. Estamos vivendo diversos tipos de violações. Assim, mais do que nunca, a Defensoria, como instituição que guarda os direitos da população, tem que estar à frente desta luta coletiva dos movimentos sociais”, declarou Sirlene Assis.
Durante o lançamento da Rede, também haverá entrega da certificação dos grupos culturais e da comissão organizadora que participaram nos 10 anos da Ouvidoria Cidadã.
Serviço:
O que: Lançamento da Rede de Articulação Social da Ouvidoria Cidadã da Defensoria.
Onde: Sede da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, na rua Abelardo Andrade de Carvalho, 55, bairro Boca do Rio, Salvador.
Quando: 29 de novembro (sexta-feira), às 17h.