COMUNICAÇÃO
Ouvidoria cidadã da DPE realiza 1ª reunião com coordenação executiva do Grupo Operativo
Fortalecimento da divulgação do trabalho da Defensoria Pública no interior foi uma das pautas da reunião
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou hoje, 27, a 1ª Reunião da Coordenação Executiva do Grupo Operativo (G.O.) da DPE/BA, na sala da Ouvidoria no Canela. A reunião teve o propósito de fortalecer o Grupo Operativo, discutir formas de divulgação da Defensoria, organizar reunião do Pleno do G.O., elaborar atividade voltada aos 10 anos de criação da Ouvidoria Cidadã, entre outras pautas.
Segundo a ouvidora-geral Vilma Reis, o objetivo da reunião é descentralizar as decisões que envolvem o G.O., alcançando o interior do Estado, tratando cada local de forma individual e particular, devido as peculiaridades de cada cidade. Para esta reunião foram convocados os membros que atuam nas Regionais do Interior, que terão como missão divulgar nas cidades vinculadas às Regionais os assuntos tratados na reunião.
Indiara Rosa, membro do G.O. de Ilhéus, destacou a necessidade de ampliação da divulgação dos serviços prestados pela Defensoria Pública à população. “Em Ilhéus, nós temos uma dificuldade, justamente porque as pessoas não conhecem o trabalho da Defensoria, e ainda não conhecem quais pautas são de competência da Defensoria”, disse Indiara Rosa.
Realidade diferente é a de Itabuna da qual Washington Alves é o representante do G.O. “A parte da população que conhece a Defensoria Pública respeita muito, mas existe uma parcela da população, principalmente da zona rural, que nem tem conhecimento da Defensoria Pública”, destacou ele.
Foi tratada ainda na ocasião, a eleição para membros do G.O. nas cidades onde a Defensoria Pública se instalou há pouco tempo, como Itaparica, Itaberaba e Euclides da Cunha. Também participaram da atividade os membros do G.O.: Fabiano Silva dos Santos (Juazeiro), Marcia Maria Santiago Lucio (Barreiras), Rosineide Santana (Vitória da Conquista) e Vicente Santos (Feira de Santana).