COMUNICAÇÃO
Ouvidoria Cidadã é homenageada na Assembleia Legislativa por uma década de atuação
Sessão especial na ALBA faz parte da programação de comemoração dos 10 anos da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BE, em comemoração aos seus 10 anos, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA. A sessão especial, que ocorreu na sexta-feira, 25, foi proposta pela deputada Olívia Santana e pelo deputado Fabrício Falcão.
A ouvidora-geral da DPE/BA Sirlene Assis comentou que é um momento de refletir acerca dos desafios para mais uma década, na perspectiva de fortalecer ainda mais a estrutura da participação social e da luta pelos direitos humanos: “É uma grande alegria saber que há uma década esse trabalho está sendo reconhecido por várias instituições. A nossa Ouvidoria conseguiu um legado nessa década. Precisamos nos comprometer ainda mais com essa estrutura”, declarou.
Em sua fala, Sirlene destacou que “se a Defensoria cresce, a Ouvidoria cresce, e com isso a sociedade baiana também ganha. É essa casa que define orçamentos. Precisamos ampliar o nosso orçamento. É importante construir pontes nessa perspectiva de todos e todas para que sejam garantidos os direitos humanos dos cidadãos e cidadãs do nosso estado, que são tão violados historicamente”.
O defensor público geral, Rasfon Ximenes, disse ser um momento de grande felicidade para a Defensoria poder comemorar os 10 anos da Ouvidoria, que vem sendo cada vez mais valorizada e ganhando espaço dentro e fora da instituição, trazendo a população para a DPE/BA, ampliando o potencial dos serviços prestados e ao mesmo tempo levando aos defensores e servidores realidades que talvez eles não conseguissem visualizar sem esse tipo de diálogo.
“A instituição só cresce e se enriquece, aumentando a sua capacidade de atingir a população, ganhando cada vez mais importância, graças a esse ‘braço’ que ela possui, que á a Ouvidoria Externa. Fica como exemplo, para que outras instituições também pensem em forma de se aproximar mais da população, podendo perceber a realidade da maioria do povo brasileiro. A Ouvidoria é uma ferramenta incrível para tratar de democracia dentro das instituições. Que esses 10 anos virem 20, 30, 40, 100, e cada vez mais a população possa falar mais alto”, pontuou Rasfon Ximenes.
No início da sessão, os participantes puderam prestigiar a exibição do vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da Ouvidoria. Os servidores e o Grupo Operativo da Ouvidoria também foram homenageados com uma placa especial personalizada.
Os 10 anos da Ouvidoria Cidadã conta com o apoio da Bahiagás e do Instituto Mangangá.