COMUNICAÇÃO
Fórum Social Mundial 2021 – Ouvidoria Cidadã terá painel temático sobre direito à cidade e racismo
O direito da população negra à moradia e a um espaço urbano democrático será discutido junto a movimentos sociais
O Fórum Social Mundial 2021 – que começa neste sábado, 23, e se estende até 31 de janeiro – será totalmente on-line e vai contar com um painel temático promovido pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia e pelo Grupo de Trabalho (GT) Direito à Cidade a partir de uma Política Antirracista.
O painel é independente da programação principal do Fórum e será veiculado na terça-feira, 26, às 17h, ao vivo, pelas redes sociais da Defensoria baiana. Profissionais e militantes de movimentos sociais falarão sobre temas como função social da propriedade, movimentos de moradia, arquitetura afrobrasileira e violações que a população negra sofre para conquistar seu espaço, literalmente.
Haverá emissão de certificado de participação, com a carga horária de 2h para aqueles que acompanharem a atividade. Não é necessário inscrição prévia.
“Temos a honra de trazer ao Fórum Social Mundial um debate importantíssimo sobre o direito da população negra ao espaço urbano. Organizamos um painel on-line para falar sobre a real necessidade de que as cidades sejam pensadas para incluir, não segregar”, comentou a ouvidora-geral da Defensoria, Sirlene Assis, que mediará o debate.
Você pode conferir o vídeo da Ouvidoria Cidadã para o FSM 2021 logo abaixo.
https://video.wsf2021.info/videos/watch/b4d769cc-caac-407d-a73f-1d583b3e001c
PROGRAMAÇÃO
Abertura e saudação do coordenador geral da Aliança Internacional de Habitantes – Internacional Alliance Inhabitants (IAH) -, Cesare Ottolini. A IAH é um Fórum que congrega os movimentos de moradia de todos os continentes.
Temáticas e painelistas
Trajetória do movimento de moradia: João Pereira – diretor Executivo da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
Função social da propriedade: Sheila Rolemberg – advogada e doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania
O Serviço Social na garantia do direito à cidade para populações negras: Liane Monteiro – assistente social e mestra em Políticas Sociais e Cidadania; professora da Escola de Serviço Social (UCSAL)
Arquitetura afro-brasileira: Fábio Velame – professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA e coordenador do grupo EtniCidades: grupo de estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo (FAUFBA)
Mediação: Sirlene Assis – Ouvidora geral (DPE/BA)
SERVIÇO
O que: Fórum Social Mundial 2021 – Painel on-line “Direito à Cidade a partir de uma Política Antirracista”
Quando: 26 de janeiro (terça-feira), a partir das 17h.
Onde: Transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook e Twitter (Periscope) da Defensoria Pública da Bahia
Fórum Social Mundial
Organizações e movimentos sociais de todo o mundo constroem juntos a edição 2021 do Fórum Social Mundial (FSM), que celebra 20 anos de existência e que pela primeira vez acontecerá integralmente on-line.
“Outro Mundo Possível” é o tema geral do evento este ano, que traz a problemática mundial da chegada do 2º ano de pandemia da Covid-19 e os reflexos futuros disso na população. Busca ainda, mostrar a urgência de mobilizar forças sociais, fortalecer as lutas e resistências populares, promover diálogos e alinhar estratégias para pressionar os governos para que seja possível uma realidade menos desigual pós-pandemia.
Desde 2001, como resposta ao Fórum Econômico Mundial anual, o FSM mobiliza movimentos sociais e representantes da sociedade civil para discutir um mundo a partir de uma perspectiva social e democrática.