COMUNICAÇÃO
Ouvidoria da DPE/BA realiza Workshop Agendas Feministas e Internet Segura
A atividade foi ministrada pela jornalista feminista baiana, Cleidiana Ramos
Em comemoração ao Dia Mundial da Internet Segura, a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, realizou na tarde desta terça-feira, 05, o Workshop Agendas Feministas e Internet Segura.
O evento, que foi realizado na sede da Ouvidoria, no Canela, em Salvador, teve o objetivo de discutir sobre as tecnologias da informação e comunicação, como o WhatsApp, Facebook e outras plataformas de atuação, alterando as interações sociais nas ações dos ativismos, lutas sociais e no enfrentamento às violências e desigualdades.
Para a Ouvidora Geral da Instituição, Vilma Reis, a realização de debates com essa temática é muito importante para as representações atuarem de outra forma no ambiente da internet.
“Para nossas pautas ganharem força, nós precisamos fazer esse exercício político que realizamos hoje. Estamos diante de questões que são muito caras para a população e a nossa intenção é construir um espaço para informação em rede e formação em direitos, observando as potências das ferramentas disponíveis, que são tão importantes no fazer dos movimentos sociais como o de mulheres, mas que precisam cada vez mais de atenção das ativistas”, ressaltou a ouvidora Vilma Reis.
A atividade foi ministrada pela jornalista feminista baiana e doutora em Antropologia, Cleidiana Ramos, que abordou assuntos como o combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia, intolerância correlata, questão de gênero e o uso de tecnologias como um dos eixos da globalização.
Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a iniciativa global da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, em apoio a Agenda 2030: “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, que tem o objetivo de construir um planeta em que todas e todos trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero, tendo a tecnologia e a informação como um dos desafios.
Participaram do workshop as representantes das redes: Dandaras – Daiana Nascimento, Instituto Búzios – Eva Bahia e Josemeire Andrade, Rede de Mulheres Negras da Bahia – Lúcia Vasconcelos, Associação Papo de Mulher – Simone Alves, Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Ana Cláudia Urpia, Slam das Minas – Ludmila Alves, Organização Não Governamental – ONG Ìrohìn – Regina Adami, Coletivo Angela Davis – Helena Argolo, além da assessora de comunicação do Programa Corra pro Abraço, Midiã Santana, e de servidoras e estagiárias da Ouvidoria Cidadã.