COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Externa da Defensoria baiana celebra 10 anos de existência

14/02/2019 18:52 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia celebrou os 10 anos de existência na manhã desta quinta-feira, 14, com a realização de um café da manhã alegre e simples, em clima de confraternização entre os servidores da Instituição, a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, membros do Grupo Operativo – GO de Salvador e representantes da sociedade civil. Em vídeo gravado no evento, ela falou sobre o histórico de luta e agradeceu a toda equipe da Ouvidoria Cidadã, ao Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas; aos membros do GO ‘espalhados por esta Bahia’; aos defensores e defensoras ‘que seguem rente conosco nas lutas de nosso povo’; e às organizações parceiras.

“A coisa mais importante para nós que estamos batalhando pela ouvidoria externa é conseguir levar projetos que afirmem o slogan: ‘sem ouvidoria externa não há democracia na justiça!’”, salientou Vilma Reis. Para ela é importante ampliar o campo de democratização e participação, garantindo o controle externo da sociedade civil, o acolhimento de cada pessoa que vai à DPE/BA em busca de um serviço e a reflexão acerca das questões coletivas ainda invisíveis na sociedade.

A ouvidora-geral considerou uma grande vitória que nos últimos quatro anos a Defensoria tenha reforçado o relacionamento com a sociedade civil e o Grupo Operativo, que atua como conselho consultivo da DPE: “acho incrível as políticas afirmativas garantindo as cotas raciais para a população negra indígena na lei orgânica da Defensoria e a batalha por interiorizar a instituição. “Nosso entendimento é que quando a defensoria chega, os agressores dos direitos humanos se afastam” exclamou. Vilma também destacou a necessidade de realizar o primeiro concurso para servidores e servidoras de carreira na DPE-BA.

O presente

Embora a data oficial de aniversário seja 13 de fevereiro, a comemoração foi postergada por conta da “feliz coincidência”, conforme Vilma Reis, de culminar com a data do Júri Simulado de Carlos Marighella, que contou com a presença da Ouvidoria Cidadã e do seu Grupo Operativo. “Esse é o grande presente que a Ouvidoria, em seus 10 anos, ganha: ver o teatro Vila Velha lotado para ver Marighella”, falou contente a ouvidora após a absolvição simbólica do poeta/político no evento.

Os 10 anos da Ouvidoria Cidadã conta com o apoio da Bahiagás e do Instituto Mangangá.