COMUNICAÇÃO
Ouvidoria integra grupo para formação de Tribunal Popular do Judiciário na Bahia.
Com o objetivo de instituir os grupos e movimentos sociais que farão parte do Tribunal Popular do Judiciário - TPJ, por meio da Articulação de Políticas Públicas - APPBA organizada pela igreja católica, foi realizada, no último dia (25), uma reunião na Ouvidoria Pública do Estado da Bahia com a presença de representantes do Movimento Sem Teto da Bahia - MSTB; do Serviço de Apoio Jurídico da UFBA - SAJU, de representações do povo de santo e representando a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública, a coordenadora técnica da Ouvidoria, Keysiara Queiroz.
Criado com o intuito de ampliar a participação cidadã aliada ao apoio jurídico e acentuar a autonomia e independência da sociedade civil, o grupo tem como meta inicial capacitar seus integrantes para que os mesmos possam vir a realizar atividades itinerantes. Segundo Robson, representante do Povo de Santo, o TPJ será fundamental para que os movimentos populares sociais se apropriem de informações de como funciona o Judiciário. "Quando você tem as informações de como esse judiciário está ou não na sua luta, você sabe como chegar nele e esperar dele a sua resposta", completa.
Para a representante do Serviço de Apoio Jurídico da UFBA, Ana Luísa leão, a articulação dos movimentos aliada ao poder de fiscalizar um órgão autônomo será a grande importância da Formação do Tribunal."A Ouvidoria entende a importância de fazer parte do TPJ pois esse é nosso verdadeiro intuito, aproximar a sociedade civil dos órgão públicos", ressalta Keysiara Queiroz, Ouvidora Interina da Defensoria.A capacitação será feita pelo Juiz de Direito Jorge Moreno do Estado do Maranhão. Outra reunião está marcada para o dia 1º de setembro, às16h, também na sala de reunião da Ouvidoria para discutir os encaminhamentos da capacitação.