COMUNICAÇÃO

Ouvidoria promove audiência pública para reafirmar importância da cultura hip hop na Bahia

16/05/2024 8:00 | Por Priscilla Dibai / 2.389 DRT/BA

O encontro ocorrerá no próximo dia 27, na sessão na Alba, de forma híbrida (presencial e on-line). A audiência promoverá a construção de políticas públicas e ações afirmativas para o setor

No próximo dia 27, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), por meio da Ouvidoria Cidadã, promoverá uma audiência pública para debater medidas voltadas à proteção, garantia de existência e promoção da cultura hip hop na Bahia. A sessão está marcada para 13h30, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Intitulado “Você ama essa cultura, como eu amo essa cultura?”, o evento cobra a criação de políticas públicas e ações afirmativas para o setor cultural, com foco no hip hop. A audiência será realizada em formato híbrido – presencial e online -, com transmissão ao vivo para todo o Estado.

Promovido em parceria com a Construção Nacional do Hip Hop seção Bahia, a audiência pública reunirá representantes do poder Executivo, Legislativo estadual e municipal, sociedade civil, além de artistas, coletivos, crews (grupo de dança) e organizações.

“Nosso objetivo é reforçar a rede de apoio em respeito, reconhecimento e proteção integral da cultura hip hop. Queremos transformar essa audiência pública em passo decisivo para o debate sério e construção de políticas para o setor”, pontuou a ouvidora-geral da DPE, Naira Gomes. Ela ainda explica que, desde o surgimento, o hip hop tem sido muito mais do que apenas uma expressão artística, mas um movimento de cunho social, político e cultural, que se tornou um símbolo de identidade e luta, inclusive na Bahia, onde se popularizou a partir dos anos 1990.

Para o MC Gold CBX, facilitador da Construção Nacional Hip Hop na Bahia, a sessão na Alba será um momento ímpar para o diálogo entre os fazedores e apreciadores da cultura hip hop, bem como o poder público. “Esta é uma ação vanguardista, na qual representantes do Estado e da sociedade civil vão discutir e propor medidas para o reconhecimento, a valorização e a proteção da cultura hip hop na Bahia”, comentou.

 Serviço

O quê: Audiência Pública – Cultura Hip Hop

Quando: 27 de maio (segunda-feira)

Horário: 13h30 às 17h

Onde: Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia – Alba