COMUNICAÇÃO

Pacto pela vida – Defensoria Pública reafirma disposição de contribuir para a redução da violência

05/04/2016 22:49 | Por Vanda Amorim DRT/BA 1339 (texto)
Entre as ações de prevenção da DPE estão a Defensoria Cidadã Itinerante nas bases comunitárias de segurança
Na primeira reunião de 2016 do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, o defensor público geral do Estado, Cleriston Cavalcante de Macêdo, reafirmou a disposição da Defensoria Pública do Estado em contribuir para a redução dos índices de violência na Bahia.” Nós acreditamos no trabalho preventivo. A construção de presídios é importante, mas não é a solução. A prevenção é mais saudável para o estado”, ressaltou, acrescentando ser muito importante que todos os poderes, apesar das diferenças de atribuições constitucionais asseguradas, pensarem em um mesmo objetivo – a redução da violência. A reunião aconteceu nessa terça-feira, 05, no Hotel

São Salvador e Convenções, presidida pelo governador Rui Costa

O defensor-geral destacou ao Comitê Gestor que, desde que assumiu no Pacto Pela Vida, a Defensoria Pública tem apresentado propostas de atuação, a exemplo da ação itinerante nas bases comunitárias de segurança, no ano passado, na qual os defensores públicos atenderam a mais de mil pessoas em três meses. “Não temos a solução mágica, mas temos boa vontade para, juntos, alcançarmos números melhores e darmos a população maior sensação de segurança”, afirmou Cleriston Cavalcante de Macêdo.
Durante a reunião o defensor público geral do Estado assinou, conjuntamente com os demais chefes dos poderes, resolução que estabelece em 6% a meta de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) para o primeiro semestre de 2016.
Com o objetivo de promover a troca de experiências e o alinhamento de ações de combate aos índices de violência no Estado, o governador Rui Costa anunciou que será realizado no próximo mês de maio encontro entre defensores públicos, promotores de Justiça, juízes criminais e representantes das forças de Segurança Pública. “Acredito que se cada um conhecer um pouco mais do trabalho do outro, incluindo as dificuldades, vamos poder somar esforços e o resultado para a sociedade será melhor”, afirmou o governador.
Participaram da reunião a procuradora geral do Estado, Ediene Lousado, a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Santiago, e os secretários de Segurança, Maurício Barbosa, de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, de Direitos Humanos, Geraldo Reis, e de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa.
Ainda na reunião desta terça, participantes do projeto Karatê do Saber, da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, homenagearam o governador com a entrega da medalha Mestre Ivo Rangel, alusiva ao Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em novembro do ano passado. A homenagem reforçou o agradecimento pelo apoio do Governo do Estado com o custeio de transporte, hospedagem e refeição de toda a delegação que representou a Bahia no evento esportivo em Fortaleza.
Fotos: Camila Souza/GOVBA