COMUNICAÇÃO
Pai Responsável: Defensoria leva exame de DNA ao Bairro da Paz
Na manhã deste sábado (22), os moradores do Bairro da Paz já estavam desde cedo à espera do atendimento da fase itinerante da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável, da Defensoria Pública do Estado.
Este é a primeira visita da equipe de defensores, servidores e estagiários no bairro, que já atenderam 40 pessoas até o meio dia. Para a diretora da Escola Superior da Defensoria (ESDEP), Célia Padilha, a presença masculina tem sido surpreendente. “Temos recebido muitos pais hoje. Isso mostra que os homens estão buscando a responsabilidade da paternidade, criando coragem e assumindo seu papel, não só querendo saber mas participar da criação dos filhos”, pontuou a defensora.
Dos 40 atendimentos, 14 eram de homens em busca do reconhecimento paternal. Foi o caso do vigilante Sergio Marques (39), que já vive com a filha N.O.B, de 13 anos, mas ainda tem dúvida quanto a sua paternidade em relação à menor. “Muitos parentes ficam dizendo que a menina não parece muito comigo, pois a mãe viajou pro interior e depois me disse que estava grávida. Segundo ela, já viajou assim, mas quero ter a certeza de que a menina é minha filha mesmo”, explicou o suposto pai. Para Sérgio, em caso negativo, o verdadeiro pai será procurado para arcar com a responsabilidade. “Meu amor paterno por ela não vai mudar, mas penso que o pai deve assumir e ajudar. Agora que tenho essa oportunidade de fazer o exame tão perto e de graça, não vou perder”, pontuou Sergio, esperançoso.
A Ação Cidadã – Sou Pai Responsável continua no Bairro da Paz, para onde retornará na próxima sexta (28), a partir das 9h na Escola Nossa Senhora da Paz (final de linha). Neste dia, as pessoas agendadas neste sábado retornam para a audiência com a realização do exame.