COMUNICAÇÃO

Palestra da historiadora Wlamyra Albuquerque encerra o II Júri Simulado

23/11/2017 16:46 | Por Tiago Lima - Estagiário supervisão Daniel Gramacho DRT/BA 3686

A palestra abordou a vida de Zumbi dos Palmares e a situação do negro na contemporaneidade

 

Homenageando o mês mais negro do ano, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu um evento com dois momentos distintos nesta quinta-feira, 23, no auditório do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB. No primeiro momento aconteceu a segunda edição da série “Júri Simulado – Releitura do Direito na História!”, que julgou e absolveu Zumbi dos Palmares. No segundo momento e encerrando o evento, teve a palestra da doutora em história, especialista em pós-abolição e única professora negra do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Wlamyra Albuquerque.

A historiadora exibiu alguns fatos históricos acontecidos com Zumbi dos Palmares e em seguida falou da importância de existir um órgão como a Defensoria Pública, que luta pela igualdade da maioria invisibilizada. “É necessário alcançar uma sociedade com igualdade social, uma sociedade em que a questão racial deixe de ser o grande motivo de desigualdades nesse país, precisamos acabar com a ‘coisificação’ do sujeito negro, desconstruir esse conceito, e a Defensoria Pública do Estado é muito importante para que isso prossiga”, afirmou Wlamyra Albuquerque.

A palestra abriu espaço para os espectadores fazerem perguntas à pesquisadora, e deixarem reflexões para o que foi discutido. “Ajudamos a construir a muralha da China, as pirâmides do Egito, cruzamos oceanos sendo escravizados, ajudamos a construir o mundo e continuamos sendo oprimidos. É preciso mudar, é preciso lutar, não vamos nos extinguir”, disse o ator e “Zumbi” do outrora júri simulado, Sérgio Laurentino, que ressaltou a importância da Defensoria Pública na missão de assistir as pessoas que sofrem opressão de qualquer tipo.

No evento estavam presentes o subdefensor público geral do estado, Rafson Ximenes, a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, o subcoordenador da 5ª Regional da DPE em Juazeiro, André Cerqueira, o subcoordenador do da Especializada do Juizado Especial, Marcos Fonseca, a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, a corregedora adjunta Larissa Guanaes e os defensores Igor Raphael, Amanda Benevites, Maria Tereza Zarif e Felipe Noya.