COMUNICAÇÃO

Palestra de Luiza Bairros encerra primeira etapa do curso de formação dos novos defensores

14/08/2015 22:20 | Por Luciana Costa

Depois de dois meses de iniciado, chegou ao fim nesta sexta-feira, 14, a primeira etapa do XIV Curso Preparatório para Carreira de Defensor Público, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, através da Escola Superior – Esdep. A palestra da socióloga Luíza Bairros ocorreu no Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO – da Universidade Federal da Bahia, logo após a posse popular e o atendimento realizado no Largo 2 de Julho.

Luiza Bairros, que foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil entre 2011 e 2014, enalteceu a iniciativa da instituição em promover uma posse popular: "A posse popular, certamente, é algo que contribui para consolidar o caminho que a Defensoria Pública da Bahia tem trilhado no sentido de reforçar os laços com a sociedade baiana". A socióloga relembrou a história de Nelson Mandela em defesa da população negra da África do Sul que era oprimida pelo apartheid, comparando sua atuação a de um defensor público. A partir deste processo, de cuidado com a defesa cotidiana de direitos, Mandela foi se constituindo para a população negra africana em uma referência importante.

A ex-ministra destacou que a posse dos novos defensores "é uma luta vitoriosa pela ampliação dos quadros da Defensoria". Para ela, com uma população predominantemente negra na Bahia, o racismo cada vez produz mais formas de exclusão. Segundo Luíza Bairros, a Defensoria tem feito cada vez mais esforços de envolver e protagonizar ações civis públicas. E que é exatamente por meio destas que se percebe como há uma moldura mais ampla de como a sociedade está estruturada. "É importante que os novos defensores reconheçam o racismo como traço estruturante da sociedade", concluiu Luiza Bairros.

"Essa posse popular que tivemos no Largo Dois de Julho foi um ato de aproximação do cidadão aos nossos serviços, independente da condição econômica", afirmou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Homenagens

A palestra da socióloga Luíza Bairros foi precedida pela declamação da defensora pública e atriz Marta Torres, que montou um texto a partir de extratos de poemas de vários poetas para homenagear os colegas. O Movimento de População de Rua emocionou a todos com um vídeo onde integrantes do grupo agradecem aos novos defensores e lhes desejam sucesso na carreira.

A atividade no CEAO foi prestigiada por representantes da sociedade civil que participaram da posse popular no Largo 2 de Julho. Também participaram do evento o vereador Sílvio Humberto (PSB), o juiz Maurício Albagli, do Departamento Especial de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB/BA, a advogada Isaura Genoveva, da Comissão de Promoção da Igualdade da OAB, e o major bombeiro militar Ney Simas.

Confira o vídeo clicando aqui.