COMUNICAÇÃO

Palestra sobre direitos da Mulher orienta comunidade na Ladeira do Prata

07/03/2008 14:24 | Por

Cerca de 33 famílias de uma ocupação localizada na Ladeira do Prata, no bairro de Nazaré, receberam orientações da Defensoria Pública sobre os direitos da Mulher na tarde de ontem, 06/03. A palestra da defensora pública Mônica de Paula Oliveira Pires de Aragão, subcoordenadora da Defensoria Especializada Cível e da Fazenda Pública, foi solicitada por Mãe Val, líder da comunidade, e contou com a presença da delegada Cíntia Sales, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).

Segundo Aragão, foi mais uma oportunidade de prestar esclarecimentos para mulheres que vivem em comunidades pobres, que, na maioria das vezes, não sabem a quem recorrer em casos de violência familiar ou doméstica. "Esta é uma ocasião que possibilita uma maior aproximação da Defensoria, pois é muito importante conhecermos, de perto, a realidade dessas mulheres", declarou a defensora.

De acordo com a delegada Cíntia Sales, além de prestar ajuda psicológica às assistidas, a Delegacia da Mulher realiza trabalhos de prevenção, através de palestras e material sócio-educativo. Para ela, o que mais dificulta é falta de conhecimento da lei por parte das vítimas. "É necessário que façamos um trabalho de divulgação da Lei Maria da Penha junto a essas mulheres, para que, desta forma, elas possam conhecer os seus direitos", reiterou Sales.

A comunidade já procurou a Defensoria em outra ocasião, em razão do projeto "Jornadas da Habitação Digna", quando a instituição viabilizou a sua defesa, através de ação de reintegração de posse.