COMUNICAÇÃO

Palestra sobre saúde marca Dia Internacional da Mulher no CAJ I

08/03/2017 18:52 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA 3686 (Texto e Foto)

O médico Adson Neves ministrou palestra sobre oncologia para mulheres na sala de espera da Casa de Acesso à Justiça I

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu nesta quarta-feira, 8, palestra sobre oncologia para mulheres na Casa de Acesso à Justiça I. O subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, foi o responsável pela abertura da atividade, sendo a palestra ministrada pelo médico coordenador do serviço de oncoginecologia cirúrgica do Hospital da Mulher, Adson Neves.

Adson explicou ao público presente aspectos do câncer colorretal, de pulmão, do endométrio e do colo de útero, sendo este último o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras. Ele ainda explicou a importância das mulheres fazerem exames preventivos e destacou que 82% das mulheres que procuram o hospital com câncer de colo de útero encontram-se em estágio avançado da enfermidade.

O médico aproveitou a oportunidade para apresentar as assistidas da Defensoria Pública, as características e serviços prestados pelo Hospital da Mulher inaugurado há 50 dias, mas que já conta com nove mil consultas por mês. Assistidas da DPE/BA questionaram o motivo pelo qual não conseguem atendimento no Hospital da Mulher, ao que Adson Neves respondeu que existe apenas um caminho para ser atendido pelo Hospital da Mulher e é passando pela unidade básica de atendimento. Não há atendimento de emergência, marcado pela pessoa física.

Após o atendimento na unidade básica de atendimento, a pessoa é cadastrada em uma lista única. Esta lista hoje atende a 60% das demandas oriundas do interior. “Estamos entregando a vocês uma ferramenta muito importante que é o conhecimento. Se algum funcionário da unidade básica de atendimento se negar a inscrever vocês na lista única de atendimento, a primeira instituição que vai estar ao lado de vocês é a Defensoria Pública”, afirmou Adson Neves.

A defensora pública, Paula Almeida, considerou que a palestra foi bastante esclarecedora. “Foram esclarecidas várias questões relacionadas a doenças oncológicas, bem como trouxe à mulher a importância da conscientização da prevenção dessas doenças, além de serem apresentadas aos serviços do Hospital da Mulher e como é o fluxo do hospital, para que nosso assistido saiba a quem procurar e o que fazer, quando estiver com problemas relacionados à oncologia”, explicou Paula Almeida.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}