COMUNICAÇÃO

Palestras e atividades lúdicas marcam comemorações do Dia do Servidor na Defensoria

30/10/2012 13:41 | Por

Uma série de atividades que uniu cultura, lazer, saúde e atividades esportivas marcou as comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. Os servidores da Defensoria Pública do Estado, em momento de alegria, descontração e ampliação de conhecimentos, foram homenageados entre os dias 24 e 26, na sede da Instituição, na Pituba, e no Costa Verde Tênis Clube.

A abertura do evento foi realizada com o pronunciamento da defensora pública geral, Célia Padilha, que afirmou que as atividades foram planejadas visando "contribuir para a reflexão acerca do papel do servidor público e para discutir sobre a amplitude e importância de sua atuação, além de colaborar com o processo de formação continuada destes agentes, de modo a promover o aperfeiçoamento das ações por eles desempenhadas".

A defensora geral agradeceu o empenho e dedicação demonstrados pelos servidores da instituição, acrescentando que sem a integração e cooperação dos servidores que realizam as atividades-meio, a atividade-fim da Defensoria não teria como existir. "Por você serem essenciais, manifesto toda a minha gratidão e reconhecimento", declarou Padilha. Seguindo com o mesmo sentimento, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública -Esdep, Sônia Santana, falou "do prazer e honra de estar presente em um evento voltado para os servidores que muito contribuem para o crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública".

A ocasião também contou com orientações proferidas pelo diretor de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Administração, Antonio Carlos Lordelo. Em sua palestra "Ética para o Servidor Público", ele chamou atenção dos servidores para a necessidade de serem comprometidos com a função que desempenham. Além disso, "deu dicas de como tomar cuidado com a gestão das finanças pessoais, fazendo uma análise das reais necessidades de consumo, para evitar os problemas do endividamento", ressaltou Lordelo.

Cultura e Saúde

Momentos de Reflexão e muita diversão foram registrados na plateia com a apresentação da peça "A Peleja de João para ser um Cidadão", cordel musical encenado pelo Grupo de Teatro da Polícia Militar, cujo enfoque enaltece o fortalecimento da cidadania e o respeito às diferenças. As atividades também incluíram um espaço voltado para a saúde, com medição de pressão arterial e glicemia. Ainda fazendo parte da programação da Semana do Servidor, a palestra "Vencendo Conflitos", conduzida pelo servidor público, poeta e membro da Academia de Letras de Feira de Santana, Hermes Fernandes, abordou temas como raiva, medo, culpa e estresse e a necessidade de rever comportamentos e hábitos.