COMUNICAÇÃO

Palestras marcam volta da atuação da Guarda Municipal no bairro de Mussurunga

09/11/2016 18:34 | Por Alessandra Lori - Estagiária

Ação é resultado de trabalho conjunto da Defensoria, Conselho Tutelar e Guarda Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 9, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza – SEMPS e a Guarda Civil Municipal, promoveu no Conselho Tutelar de Ipitanga, uma ação para reinserir e reaproximar a Guarda Municipal e a comunidade de Mussurunga.

A ação foi uma iniciativa do Conselho Tutelar, que solicitou intervenção da Especializada da Criança e do Adolescente da Defensoria depois que a Guarda Municipal ficou impedida de atuar no bairro após uma suposta agressão a adolescentes.

Para a defensora pública Laíssa Rocha, é importante reafirmar a imagem do defensor público como um servidor da população em geral, principalmente na área da Defesa de Criança e do Adolescente, onde deve-se considerar a questão sob uma ótica coletiva: "É essa a importância de levar a Defensoria para as comunidades e apresentar as suas atribuições, de modo que possamos também empoderar a população". Na avaliação da defensora pública Gisele Aguiar, a ação foi positiva, sendo resultado do trabalho em conjunto de todos os envolvidos.

A programação contou com a banda de música da Guarda Municipal e dos estudantes do 4º ano da Escola Municipal Parque São Cristóvão, que fizeram uma apresentação de dança. As palestras abordaram assuntos como a Preservação do Patrimônio Público e Atribuições e Atuação da mesma na cidade.

O Coordenador de Ações de Prevenção a Violência, André Rocha, apontou a importância da interação com a sociedade, sob um modelo de guarda cidadã e comunitária, que possibilite um trabalho que beneficie a comunidade: "É importante a comunidade entender a função e como funciona a instituição, inclusive as dificuldades que temos para atuar dentro da cidade".

Para a coordenadora do Conselho Tutelar de Ipitanga, Gabrielle Lima, a iniciativa foi fundamental porque a participação de alunos, professores e pais de alunos facilita a divulgação da iniciativa, contribuindo para abranger o objetivo do evento. "É uma oportunidade de estar desmistificando um pouco a questão da guarda municipal com a comunidade, garantindo a segurança de todos, assim como a do patrimônio público", explicou Lima.