COMUNICAÇÃO

Parceria com a TV Justiça vai viabilizar divulgação de ações das Defensorias Públicas do Brasil

16/08/2017 18:25 | Por Por Vanda Amorim DRT/PE 1339

A primeira campanha a ser veiculada será a "Ação Cidadã Sou Pai Responsável", da Defensoria Pública do Estado da Bahia

Com o objetivo de firmar parceria que viabilize a divulgação das ações da Defensoria Pública o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege se reuniu com a coordenação da TV Justiça do Supremo Tribunal Federal. Entre a proposta está a participação de defensores em debates e entrevistas e a divulgação de vídeos temáticos institucionais.

Dentro dessa parceria o primeiro a ser veiculado será o vídeo da campanha “Ação Cidadã Sou Pai Responsável“, feita anualmente pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no mês agosto para conscientizar os pais a assumirem os filhos mediante teste gratuito de DNA e orientação necessária para a promoção do bem-estar da família e das crianças.

Segundo o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, que preside o Condege, a reunião se adequa ao seu programa de gestão do colegiado, que visa a aproximação da Defensoria às instituições do sistema de Justiça. Para ele, o relacionamento com a TV Justiça é importante para dar visibilidade nacional ao trabalho realizado por defensores e defensoras de todo o Brasil, seja na esfera federal ou estadual.

“A TV Justiça tem um público-alvo formador de opinião na área jurídica e essa parceria é importante para que estudantes e operadores do Direito conheçam o trabalho da Defensoria Pública, que está se firmando como uma instituição cada vez mais democrática e mais próxima do cidadão que precisa dos seus serviços”, explicou Clériston Cavalcante.

O coordenador da Comissão de Comunicação do Condege, Rodrigo Pacheco (subDPG/RJ) avaliou como excelente a atuação proativa do colegiado em buscar novos espaços e pôr em evidência a Defensoria Pública no Brasil. Segundo Pacheco, houve grande receptividade da TV Justiça, que se interessou pelas pautas e até abriu espaço para que se tenha, futuramente, programa fixo nacional da Defensoria Pública, além de vídeos institucionais. “Agora esse espaço foi aberto e cabe a nós concretizar os projetos para ampliar a visibilidade da Defensoria”, comemorou.

Parceria

“Essa parceria que foi hoje começada poderá mostrar a todos o que a Defensoria faz, para quem faz e de que forma faz: com amor, carinho e dedicação”, explica Clériston Cavalcante. Conforme o gestor baiano, nesse primeiro momento, o encontro foi para viabilizar um acordo bilateral entre TV Justiça e Condege para que possam ser veiculadas matérias e ações específicas da Defensoria que tenham abrangência, além de vídeos com cunho educacional em Direito.

O coordenador de televisão da TV Justiça, Rimaki Souto, concordou com a relevância desta parceria com as Defensorias, “que têm pautas de temas sociais importantes”. A Comissão de Comunicação do Condege, que ficará responsável pela operacionalização da parceria, vai elencar as pautas da Defensoria para encaminhar para a TV Justiça.

Participaram do encontro o presidente do colegiado, Clériston Cavalcante (DPG/BA); o coordenador da comissão de comunicação do Condege, Rodrigo Pacheco (subDPG/RJ); a coordenadora da assessoria de comunicação do Condege e da DPE/BA, Vanda Amorim; e os coordenadores de televisão, Rimaki Souto, e de imprensa, Joyce Russi, ambos da TV Justiça.