COMUNICAÇÃO
Parceria com Secretaria do Trabalho beneficia vítimas de violência doméstica
Depois de firmar uma parceria com o Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) no intuito de promover a reinserção no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Defensoria Pública do Estado da Bahia conseguiu outro parceiro. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE) disponibilizou vagas para cursos de capacitação e qualificação profissional para as assistidas.
De acordo com a defensora pública que atua na 1ª Vara Especializada, Cristina Ulm, após a parceria com o SineBahia que contemplava a reinserção de mulheres com o 2º grau completo, constatou-se que a maior parte das assistidas não havia completado nem o ensino fundamental. "Por conta da necessidade de atender a esta demanda, a Defensoria Pública buscou o apoio da SETRE que aderiu a esta iniciativa", disse a defensora.
Inicialmente, 10 vagas foram disponibilizadas para o curso de qualificação para empregada doméstica, que teve início hoje (30) e 44 vagas para outro curso previsto para março de 2010. Os cursos e as oficinas oferecidos pela Secretaria terão aproximadamente 200 horas de duração e as participantes terão direito a transporte e alimentação. Junto às vagas do SineBahia, um total de 20 mulheres iniciou hoje sua formação.
Para a inscrição em alguns cursos, é necessário que a mulher esteja inscrita no programa Bolsa Família - a assistida não precisa ser a titular, basta que faça parte do núcleo familiar que integre o programa. "A quebra do ciclo da violência ocorre quando a mulher vislumbra alternativas e uma nova perspectiva para sua vida. A possibilidade de prover o próprio sustento faz com que a mulher eleve a auto-estima, readquira a confiança em si mesma e se empodere", explicou a defensora.