COMUNICAÇÃO
Parceria entre a Defensoria e Cidade Mãe beneficia cerca de 40 jovens
Buscando proporcionar caminhos para a reinserção de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no convívio social, a Defensoria Pública da Bahia vem mantendo a parceria com a Fundação Cidade Mãe em projeto educacional através do trabalho. Os adolescentes encaminhados para a Defensoria participam da mesma formação dos estagiários de nível médio que trabalham regularmente na instituição, em regime de oito horas semanais, tendo também acompanhamento psicossocial por parte das equipes da Fundação Cidade Mãe e da Defensoria.
De acordo com a coordenadora de estágio de nível médio da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia - ESDEP, Vilman Solidade, cerca de 40 adolescentes já passaram pela instituição desde o firmamento da parceria, em 2009. Atualmente, a Defensoria possui 16 adolescentes em conflito com a Lei atuando em diversas unidades de atendimento e administrativas na capital. A avaliação da coordenadora é positiva e mostra que os jovens vem mostrando responsabilidade para com o trabalho que exercem, e que podem ser incorporados no quadro de estagiários de nível médio ao concluírem a medida socioeducativa. "A idéia é incorporar cada vez mais adolescentes, o que ainda não ocorre com freqüência devido à falta de escolaridade", afirma Vilman.
"Passar pela Defensoria me deu mais experiência, me mostrou que a vida não era o que eu estava vendo, consegui ter maturidade, ter mais força de vontade em fazer com que as coisas dessem certo, pude ver um lado diferente da vida. Fiquei feliz, fiz por onde pra mostrar que eu queria mudar, abracei de corpo e alma a oportunidade", declara Ruan Pablo Brandão Santana, 20 anos, um dos cinco adolescentes que foram incorporados ao quadro de estagiários remunerados da Defensoria por conta do bom desempenho.
Parceria - Oferecer uma oportunidade de integração à sociedade para jovens em conflito com a lei. Este é o objetivo da parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado e a Fundação Cidade Mãe. A Defensoria foi a primeira instituição jurídica da Bahia a assumir o compromisso de reinserir os jovens que cumprem medidas socioeducativas. Hoje, a mesma iniciativa também é adotada pelo Ministério Público Estadual.
Saiba mais sobre a Fundação Cidade Mãe.