COMUNICAÇÃO

Parceria entre DPE/BA e Ouvidoria Geral do Ministério dos Direitos Humanos promoverá capacitação de defensores públicos

03/07/2017 12:12 | Por Alessandra Lori - Estagiária

A ação dará celeridade às demandas do Disque 100

 

O acordo de cooperação técnica recentemente assinado entre o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais – Condege e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, foi o tema central da reunião ocorrida na quinta-feira, 29, entre o defensor público geral da Bahia e presidente do Condege, Clériston Cavalcante de Macêdo, e a ouvidora-geral do Ministério dos Direitos Humanos, Irina Karla Bacci.

 

Na ocasião, foi acertada uma agenda para capacitação de defensores públicos da capital e do interior, visando dinamizar o serviço Disque 100, através do treinamento para operação do Sistema de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos de Atendimento – SONDHA, que recebe e encaminha as denúncias.

 

O defensor-geral Clériston Cavalcante destacou que a parceria das instituições potencializa o serviço na Bahia e brevemente em outros Estados. “É uma ferramenta nova que está sendo apresentada para as Defensorias Públicas que irá auxiliar na observação de violência aos direitos humanos em várias áreas de atuação. Certamente dará mais agilidade em uma atividade que já desenvolvemos”, observou.

 

“Os defensores públicos serão habilitados a manusear o sistema a partir da metodologia de acolhimento das denúncias da Ouvidoria, que tem um foco muito específico com a vítima. Isso é fundamental porque promove o alinhamento institucional de entendimento do trabalho entre a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e as Defensorias Públicas”, explicou a ouvidora. O primeiro curso de capacitação previsto para acontecer no mês de julho na Bahia.