COMUNICAÇÃO

Parcerias que garantem a tranquilidade social são destacadas pelo governador Rui Costa

01/02/2016 21:30 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 (Texto) Dilson Ventura (Fotos)

A Defensoria Pública tem sido parceira na busca da paz social com a assistência jurídica gratuita

Ao ler sua mensagem durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira, 1/02, o governador Rui Costa disse ser "absolutamente imprescindível que o Estado – em suas várias instâncias – faça valer o seu papel institucional de assegurar a paz e a tranquilidade da sociedade. E isso faremos com os instrumentos e com a força que for necessária, como nos assegura o império da lei". Ele disse estar ciente de que as soluções para o problema da violência vão depender não apenas das ações de governo, mas de um envolvimento maior da sociedade. O governador agradeceu as parcerias realizadas com a Defensoria Pública e demais Poderes.

Para o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, que integrou a Mesa diretora da solenidade, a Defensoria Pública tem sido parceira com ações nas comunidades onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança, garantindo o acesso à Justiça, e contribuindo para a paz social: "Queremos manter e ampliar essa parceria".

Durante os meses de Setembro e Novembro foi realizada a Defensoria Cidadã Itinerante nas Bases Comunitárias do Nordeste de Amaralina, Calabar e Rio Sena, em Salvador; Feira de Santana; Vitória da Conquista e Itabuna. Os atendimentos aconteceram durante um Mês em cada BCS, sempre nas manhãs das sextas-feiras. "Os defensores públicos atenderam cerca de 1.000 pessoas neste período nas diversas áreas, inclusive com exame de DNA gratuito", apontou o defensor-geral.

Em relação ao trabalho da polícia baiana, o governador Rui Costa, informou que foram cumpridos 3,5 mil mandados e realizadas 19 mil prisões em flagrante em 2015 em todo o Estado. Um número que assustou o governador, segundo ele declarou em discurso, e que preocupa a Defensoria Pública. "A maioria dessas pessoas acabam precisando da assistência jurídica gratuita da Defensoria. Por isso temos trabalhando também em escolas e associação de moradores com palestras sobre direitos e deveres das pessoas", disse Clériston Macêdo. Através de parcerias com universidades a Defensoria também tem levado conhecimento para menores socioeducandos, com o objetivo de oferecer uma chance de seguir outros caminhos. Assim foram são os Aulões do Enem, onde os menores são preparados para a prova que dá acesso à universidade.

Também estiverem presentes à solenidade na Assembleia Legislativa o subdefensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, e a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Ariana Sousa