COMUNICAÇÃO

Paternidade Responsável 2010 – Bairro de Castelo Branco conhece Ação Cidadã

12/08/2010 2:40 | Por

Cerca de 20 líderes comunitários do bairro de Castelo Branco, em Salvador, participaram da roda de conversa sobre paternidade responsável, realizada pela Defensoria Pública do Estado na manhã desta quarta-feira (11). Informações sobre a atuação da instituição na área de Família e sobre a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável, foram passadas para as lideranças pela subcoordenadora da Especializada de Família, Rosane Assunção.

A Ação promove anualmente, em especial no mês dos Pais (agosto), atendimentos itinerantes cem bairros de Salvador e interior do estado. Através de mediação e atuação extrajudicial e oferta de exames de DNA gartuitos (em casos de dúvida da paternidade), defensores públicos atenderão este ano aos bairros de Narandiba, Castelo Branco, Luis Anselmo e Vasco da Gama. Na conversa, a defensora relatou variados casos envolvendo o reconhecimento de paternidade, além de temas relacionados, como pensão alimentícia, divórcio e registro de filhos.

Para o líder comunitário e mestre de Capoeira, Elcio Miranda (39), que se auto-intitula "pãe" (pai e mãe ao mesmo tempo), levar esse serviço às comunidades é fundamental. "Somente com esta conversa que hoje pudemos ter com a Defensoria, já podemos ver que muitas mulheres saem com mais segurança e conhecimento sobre situações que elas podem estar vivendo ou outras mulheres que elas conheçam. Acho essencial que tenhamos essas oportunidades de ter mais consciência dessas coisas, que a Justiça possa estar mais próxima de nós, pois é difícil, muitas vezes irmos às instituições", pontuou Elcio.

Em Salvador, a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável terá início nos dias 19, 20 e 21 de agosto, nos quatro bairros simultaneamente, quando serão feitos os primeiros atendimentos ao público. Interessados devem se dirigir aos Centros Sociais Urbanos de cada local munidos de documentação básica (RG, CPF, Certidão de Nascimento do(a) filho(a)). Os atendimentos irão das 8h ao meio-dia.

Mais informações - Disque Defensoria 129.