COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – Defensoria discute políticas públicas voltadas às pessoas idosas em conferência

30/04/2019 16:27 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA com informações da Prefeitura de Paulo Afonso

Representantes dos municípios de Paulo Afonso, Glória, Abaré e Rodelas estiveram no evento

Com o objetivo de contribuir para a melhoria das ações voltadas às pessoas idosas de cada município que compõe o território de identidade Itaparica, foi realizada a 5ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa, em Paulo Afonso. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do momento de diálogo entre governo e sociedade civil ocorrido no auditório do Memorial Chesf e que ainda contou com a participação de representantes dos municípios de Paulo Afonso, Glória, Abaré e Rodelas.

Na oportunidade, a defensora pública Natalie Navarro de Almeida ressaltou a função institucional da Defensoria Pública na promoção dos Direitos Humanos relativos aos diretos dos idosos e na defesa deles, tanto no plano individual quanto no coletivo, inclusive por meio de atuação extrajudicial.

Segundo Natalie, foi destacado, também, o papel da Defensoria de promover educação em direitos, a fim de que haja um empoderamento e autonomia da população idosa em reivindicá-los, e a necessidade de articulação com os demais órgãos públicos e representantes da sociedade civil para esse fim.

A palestra que aconteceu na quinta-feira, 25, intitulada Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, ministrada por Ruth Rocha, membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, enfatizou a urgência de os idosos reconquistarem seu lugar na sociedade. Com a participação da plateia, a palestrante fez uma reflexão sobre o futuro dos idosos, sua inclusão na vida social e no mercado de trabalho, direito a diversão e lazer, o que, segundo ela, são itens fundamentais para a elevação da autoestima.

“É com muita alegria que eu vejo os meus direitos sendo respeitados. No CRAS do meu bairro, nós somos tratados com dignidade, temos cursos, oficinas, fazemos passeios, participamos de festas, e isso faz com que a gente se sinta tão importante quanto às pessoas jovens”, declarou dona de casa Maria José Amorim. A conferência se encerrou com a apresentação, discussão e aprovação das propostas dos eixos temáticos e entrega de certificados de participação.