COMUNICAÇÃO
PAULO AFONSO – Defensoria prestigia projeto voltado para reeducação de homens agressores
"Ressignificar"busca promover reeducação com o intuito de prevenir a reincidência das práticas violentas
Em meio a celebração do Março Mulher, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Paulo Afonso participou na terça-feira, 10, da primeira reunião do projeto “Ressignificar” voltado para homens acusados de violência doméstica.
A convite da delegada estadual Mirella Ventura, a coordenadora da 10ª Regional da DPE/BA e defensora pública, Bruna Peixoto, participou tanto do lançamento do projeto, no último dia 4, como do primeiro encontro nesta terça. Iniciativa da Polícia Civil e do núcleo de psicologia da Faculdade Sete de Setembro, o projeto consiste em promover, por meio de rodas de conversa, uma reeducação com o intuito de transformar os costumes e atitudes destes homens, prevenindo a reincidência de práticas violentas.
Quando do lançamento do “Ressignificar”, Bruna Peixoto ressaltou a importância do sentido de reconstruir os significados da masculinidade em bases não machistas e efetivar o viés não punitivista da lei Maria da Penha. “O machismo é estrutural e, sem essa restruturação da masculinidade, a punição por si só não tem se mostrado suficiente”, comentou.
No encontro nesta terça, a coordenadora da 10ª Regional esteve com os homens que estão cumprindo medidas preventivas e participam do projeto, ressaltando que a paz no lar só pode ser reconquistada por via de um esforço pela elaboração de novas e melhores práticas e posturas.