COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – Defensoria Pública participa de discussão sobre Segurança Pública da região

06/11/2015 19:56 | Por Luciana Costa DRT 4091/BA
As forças de segurança analisaram os índices criminais locais e discutiram a ampliação de ações ostensivas e investigativas

O município baiano de Paulo Afonso, sediou nesta sexta-feira, 6, a reunião da Região Integrada de Segurança Pública – Risp Norte. O encontro, realizado no auditório da Justiça Federal, reuniu Defensoria Pública, militares, delegados e peritos que atuam nas unidades policiais da região além de integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Sob o comando do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, as forças de segurança analisaram os índices criminais locais e discutiram o que pode ser feito para ampliar as ações ostensivas e investigativas. "A reunião foi favorável para o desenvolvimento da relação com a rede, haja vista a participação maciça do alto comando da Polícia Civil e Militar, bem como do Ministério Público e Poder Judiciário", disse o defensor público Fábio Martinez.

O secretário destacou que outra importante função do encontro foi estreitar a parceria da SSP com a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual, a Justiça, além das instituições municipais. "Somente com a filosofia do Pacto pela Vida, que prega a união dos esforços, conseguiremos alcançar resultados ainda maiores na prevenção e punição de atos criminosos", afirmou o secretário de Segurança Pública.

De acordo com a defensora pública Ananda Benevides, as discussões da reunião foram concentradas em apresentações de estatísticas de delitos contra a vida, extraindo – se dos dados apresentados que a maior incidência desse tipo de crime se dá nas camadas da sociedade menos favorecidas. "Isso demonstra que a Defensoria, para além da atuação em juízo, deve desenvolver também atividades sociais, de modo a prevenir a ocorrência do fato, concretizadas sobretudo pela ação Defensoria Cidadã Intinerante", concluiu Benevides.