COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – Defensoria Pública visita comunidade indígena despejada

12/06/2017 11:09 | Por Alessandra Lori - Estagiária

A comunidade indígena Kariri Xocó está vivendo em condições insalubres

 

A Defensoria Pública do Estado – DPE/BA realizou uma visita técnica à comunidade indígena Kariri Xocó, que está abrigada temporariamente em uma escola abandonada do município de Paulo Afonso, em virtude de uma ação de despejo ocorrida recentemente, diante de Mandado de Reintegração de Posse da Seção Judiciária Federal. Os índios ocupavam uma área próxima à Ponte Dom Pedro II (Ponte Metálica), que faz a divida entre Bahia e Alagoas.

 

Na ocasião, o defensor público José Raimundo Passos ouviu as demandas das lideranças indígenas, uma vez que a comunidade, desde o ocorrido, está vivendo sob condições insalubres. Além do apoio jurídico, o defensor público José Raimundo vai buscar viabilizar, juntamente com os órgãos do município de Paulo Afonso, melhorarias de infraestrutura para a aldeia provisória, como visitas médicas, disponibilidade de imunização da comunidade da vacinação contra a gripe,  serviço sanitário de combate a moscas e mosquitos que infestam a área. Também será reforçado pedido já realizado pelo Ministério Público Estadual para disponibilização urgente de reparos na estrutura da escola que abriga os indígenas, tendo em vista que grande parte está sem as telhas.

 

Além da DPE/BA, na visita feita na manhã do dia 09/06, estiveram presentes representantes da Procuradoria da República, através do procurador Bruno Jorge Rijo Lamenha Lins e do Ministério Público Estadual, através da Promotora de Justiça Luciana Khury. As três instituições trabalham em parceria para assegurar os direitos da referida comunidade indígena.