COMUNICAÇÃO
PAULO AFONSO – DPE/BA marca presença nas atividades de abertura da Semana Nacional da Adoção
Encontro serviu para lembrar o Dia Nacional da Adoção – 25 de maio
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/ BA na comarca de Paulo Afonso participou das atividades de abertura da Semana Nacional da Adoção, realizada pela Vara da Infância e Juventude da comarca.
O momento deu enfoque ao debate sobre a “Entrega consciente”, que visa facilitar o trâmite legal da adoção e diminuir as adoções ilegais, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.
A defensora pública Roberta Cunha de Oliveira, que esteve presente no evento, comentou que a entrega consciente visa o melhor interesse da criança, tornando possível que todos os cuidados necessários sejam tomados para que aconteça uma adoção responsável, legal e segura, respeitando o cadastro local e nacional de adotantes.
“A entrega consciente precisa ser amplamente divulgada para a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, serviços de saúde), inclusive para o encaminhamento da gestante ou da mãe que pretenda entregar seu filho para a adoção, para a equipe multidisciplinar da Vara da Infância e Juventude, a fim de que essa mãe receba acolhimento e acompanhamento psicológico necessário em meio a uma decisão extremamente difícil”, relatou Roberta Cunha.
Durante o evento, a DPE/BA divulgou a Ação Cidadã Ame e Adote e abordou também o tema da Adoção Tardia, bastante trabalhado na Comarca pelas ações da Vara.
O evento aconteceu nesta segunda-feira (27), no auditório Edison Teixeira, da Prefeitura Municipal, e contou com a abertura feita pela apresentação do projeto CATA, que desenvolve ações de educação musical e ambiental, com crianças e adolescentes de três bairros da periferia de Paulo Afonso e que utiliza na confecção dos instrumentos musicais material reciclável e “sucata”. Integrantes da rede de proteção da infância e juventude que atuam nos municípios de Santa Brígida e Glória também participaram do momento.