COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – DPE/BA se reúne com representantes de grupos que integram a associação de catadores

25/06/2019 12:17 | Por Leonardo Santos (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Um dos objetivos do encontro foi implantar o projeto Mãos que Reciclam, da Defensoria, na comarca

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniu-se com os representantes da Associação Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso – Arpa e com o grupo Seu resíduo vale um sorriso, para iniciar as tratativas para a implantação do projeto Mãos que reciclam, e conhecer a realidade da coleta seletiva de resíduos sólidos no município.

“Considero deveras importante a implantação do projeto institucional na comarca de Paulo Afonso, uma vez que seus efeitos refletem diretamente nos usuários dos serviços da Defensoria Pública, promovendo assim uma maior inclusão social”, ressaltou a defensora pública Bruna de Carvalho, que participou da reunião. Para ela a oportunidade foi proveitosa, pois os representantes presentes compartilharam suas experiências de trabalho com a coleta de lixo reciclável.

O representante do projeto socioambiental Seu resíduo vale um sorriso, Marcos Vinícius, comentou que o grupo atualmente conta com, aproximadamente, 60 catadores cadastrados, sendo que em Paulo Afonso existem aproximadamente 200 catadores.  Mas, de acordo com ele, o grupo ainda não possui um lugar para depositar os resíduos a serem reciclados e se a Defensoria passar a ser um ponto de coleta seletiva, as famílias dos catadores seriam imensamente beneficiadas, pois atualmente os lixos são guardados em suas casas.

Já a Arpa possui 43 famílias cadastradas e tem a Prefeitura de Paulo Afonso como única parceira. A representante da associação, Heliene Neves, considerou muito importante o engajamento da DPE/BA neste segmento. A reunião aconteceu na quarta, 19, na sede da DPE/BA em Paulo Afonso, e teve também a participação da assistente social Nihédja de Almeida Santos.