COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – DPE/BA discute sobre a inclusão de egressos do sistema prisional à sociedade

02/08/2018 17:11 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Luciana Costa - DRT 4091/BA

O evento foi realizado no Memorial Chesf

 

Dificuldades para reinserir egressos do sistema prisional continua sendo um desafio enfrentado nas capitais brasileiras. Com o objetivo de discutir esse assunto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, participou do seminário “Proteção e Recuperação”, realizado pela casa de recuperação para dependentes alcoólicos e químicos da diocese de Paulo Afonso, Recanto Solidário.

“No presídio de Paulo Afonso, iniciamos um projeto onde presos com o perfil não violento e do regime semiaberto, tem a oportunidade de aprender agricultura orgânica e outras profissões. Além da horta interna, eles podem atuar em uma fábrica de confecções e participar do curso de eletrônica, saindo do presídio com habilidades e preparados para ingressar no mercado de trabalho”, explicou a defensora pública Ana Valéria.

Ainda segundo a defensora pública Ana Valéria Correia, a falta de projetos profissionalizantes dentro dos presídios em geral, resulta na saída de um preso muitas vezes analfabeto e sem preparação para conviver em sociedade.

O Complexo Regional de Paulo Afonso abriga atualmente uma grande população carcerária. Com 686 presos, o complexo abrange grandes regiões do sertão, como as cidades de Chorrochó, Cícero Dantas, Tucano e Jeremoabo.