COMUNICAÇÃO
PAULO AFONSO – Idosa consegue vaga em Instituição de Longa Permanência através da Defensoria Pública
A resolução do caso foi feita de forma extrajudicial
Sem filhos, com um irmão idoso e recebendo o benefício de um salário mínimo, a senhora Maria das Mercês Marques da Silva, 72 anos, se encontrava em uma situação delicada após receber alta do Hospital Municipal de Paulo Afonso, onde estava internada desde o dia 19 de maio. Foi então que seu único sobrinho, Walberto Nascimento, procurou a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para que a Instituição assegurasse o direito da tia de ter acesso a uma Instituição de Longa Permanência.
Segundo o sobrinho, a assistida tinha recebido alta há alguns dias e permanecia no hospital por não ter para onde ir, já que a Casa de Repouso São Vicente de Paulo tinha se recusado a recebê-la. Diante da recusa injustificada e em busca da resolução extrajudicial do caso, o serviço social da Defensoria Pública, por meio da assistente social Nihedja Almeida, fez a intermediação, com apresentação de laudos médicos, comprovou que a assistida recebia benefício assistencial e não tinha nenhuma recomendação médica que impedisse o acolhimento.
De acordo com a defensora pública Ananda Benevides, devido à intervenção da Defensoria Pública da Bahia, a assistida já se encontra sob os cuidados da Casa de Repouso São Vicente de Paulo.