COMUNICAÇÃO

Pé na estrada – conheça o trabalho da equipe que monta e desmonta a Unidade Móvel durante as itinerâncias

06/06/2017 12:37 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Unidade Móvel vem sendo a grande aposta da Defensoria para estar muito mais perto de quem precisa

Inaugurada há cerca de sete meses, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA vem sendo a grande aposta da Instituição para levar acesso à justiça e estar, cada vez mais, perto de quem precisa conhecer e ter seus direitos garantidos.

Desde a inauguração, em novembro de 2016, sete itinerâncias já foram realizadas em Salvador e seis no interior do estado. Só na última semana, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, a Unidade Móvel atendeu em três localidades baianas: bairro João Paulo II, em Juazeiro; distrito de Igara, em Senhor do Bonfim; e na Praça Novo Congresso, em Senhor do Bonfim. Mais de 700 atendimentos foram registrados somente nestes três dias.

Para que a Unidade Móvel possa funcionar e ofereça um serviço de excelência aos seus assistidos, uma equipe de apoio, composta por seis pessoas, viaja pelas estradas baianas, a bordo do caminhão-baú e de um outro veículo da Defensoria. “A requisição da Unidade Móvel de Atendimento é feita para o Gabinete e, após a autorização, é encaminhada para nosso setor. Em seguida, preparamos toda a logística e tomamos as providências necessárias para realizar o atendimento, como check list do veículo, contatos prévios com os responsáveis pela solicitação e com a Prefeitura do município e reunião de alinhamento com a equipe já pré-estabelecida para atuar nestas itinerâncias. Nossa ideia é deixar tudo organizado para que a Unidade Móvel funcione perfeitamente e continue sendo o nosso grande diferencial”, explica o coordenador de transportes, servidor Jair Pereira.

DIÁRIO DE BORDO

O trabalho da equipe começa bem antes da viagem. No dia anterior à viagem, é hora de fazer o check list e colocar, nos veículos, todo o material e equipamentos necessários para a itinerância. “Além do material de infra-estrutura, colocamos, também, as cartilhas, folders, informativos, cartas-convites, formulários, atestados de comparecimento e outros documentos fundamentais para os atendimentos”, explica o servidor Marcos Silva, que atua na Coordenação das Defensorias Regionais, setor que planeja as itinerâncias pelo interior do Estado.

No dia da viagem, é hora de pisar o pé na estrada e seguir rumo a mais uma oportunidade da Defensoria Pública levar esperança e fazer a diferença na vida das pessoas. “Se a Defensoria pudesse, já ia parando a Unidade Móvel pelas estradas mesmo, pois é uma outra realidade que a gente passa a enxergar. São pessoas carentes que precisam saber quais são seus direitos”, analisa o motorista Roberto Reis. “O diário de bordo destas viagens fica em nossas lembranças para sempre. É muito aprendizado”, relembra o também motorista Cícero Brito.

Na chegada ao local do evento, com um dia de antecedência, é preciso analisar a posição do sol para definir o local correto de posicionamento da Unidade Móvel e, assim, garantir mais conforto e bem-estar aos assistidos, defensores públicos, servidores e estagiários que participam da ação. Esta análise fica a cargo dos artífices Adriano Reis e Raimundo Câmara. “Temos que pensar em um meio termo nas posições nascente e poente do sol, para poder posicionar a Unidade durante todo o dia. Além disso, procuramos, também, garantir a sua visibilidade, no sentido de que os moradores possam ver a sua presença de qualquer ângulo que passem ou estejam”, explicam os artífices.

No dia “D” do evento, que geralmente começa às 8h, o trabalho da equipe começa logo ao amanhecer. A instalação da Unidade Móvel é sempre uma atração para os moradores das cidades e distritos. A rotina da equipe inclui inflar a tenda, posicionar a rampa móvel, esticar os toldos, preparar o elevador de acessibilidade, climatizar os gabinetes, arrumar mesas e cadeiras, ligar os equipamentos de informática e a TV institucional e muito mais. Após esta maratona, é hora de dar todo o apoio e checar, durante todo o dia, se tudo está em pleno funcionamento.

O espírito de equipe fala mais alto e, por onde passa, a turma ganha novos agregados locais. Durante as itinerâncias em Juazeiro, Igara e Senhor do Bonfim, por exemplo, o motorista James Silva e o analista de informática, Eric Campos, que atuam na 5ª Regional, se juntaram à equipe “Pé na Estrada” e não mediram esforços durante a montagem e desmontagem da estrutura.

Fim do dia. 17 horas. Hora de encerrar. Encerrar o atendimento, porque o trabalho da equipe recomeça. É hora de desmontar toda a estrutura armada e aguardar a próxima parada, que, com certeza, pelo sucesso que a Unidade Móvel está sendo, não vai demorar muito para acontecer. Parabéns à equipe pelo trabalho! É a Unidade Móvel que avança sobre as estradas baianas e percorre cada canto desta Bahia!