COMUNICAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo, Defensoria Cidadã Itinerante percorrerá comunidades de Salvador

19/04/2016 17:55 | Por Luana Rios DRT/BA 4867

 

Bairro de Santa Cruz será o primeiro a receber programa que é desenvolvido em parceria com Secretaria de Segurança Pública

Após passar por Calabar, Rio Sena e Nordeste de Amaralina em 2015, o programa Defensoria Cidadã Itinerante seguirá pelo segundo ano por comunidades de Salvador, levando os serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia para áreas de maior vulnerabilidade social. Em Santa Cruz, a ação acontecerá nos dias 29 de abril, 06 e 13 de maio, das 8h às 12h, na Associação União dos moradores de Santa Cruz, localizada na Travessa Caldeira, Largo Teodoro.

Lá o cidadão poderá resolver demandas como investigação de paternidade, pensão alimentícia, divórcio, retificação de registro de nascimento e outros serviços que serão disponibilizados pela instituição. Uma palestra sobre Educação em Direitos também será ministrada para a comunidade. Em Santa Cruz, o tema será Direitos do Consumidor e Superendividamento com a defensora pública Eliana Cavalcante, às 9h. No último dia do Defensoria Cidadã Itinerante em cada local, acontecerá ainda um varal solidário, quando peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e livros serão doados aos moradores do local.

O projeto é uma parceria entre a Defensoria Estadual e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio das Bases Comunitárias de Segurança, o programa reforça o intuito de fortalecer a cidadania e promover o desenvolvimento social nessas áreas que apresentam, também, altos índices de violência. Além do bairro Santa Cruz, neste ano serão levados serviços que garantam a cidadania das comunidades do Bairro da Paz, Uruguai, São Caetano e Fazenda Coutos

BALANÇO

Em 2015, os 12 dias de atendimentos nas três comunidades por onde passou o Defensoria Cidadã Itinerante – Calabar, Rio Sena e Nordeste de Amaralina – durante os meses de setembro, outubro e novembro, 599 cidadãos puderam ter seus problemas assistidos pela Defensoria Pública da Bahia. “O projeto superou as nossas expectativas, pois aconteceu em locais onde estão as bases comunitárias, onde algumas pessoas ainda tem rejeição. Foi uma surpresa gratificante, pois as pessoas nos procuraram e foi um sucesso “, disse a coordenadora das Especializadas da Capital, defensora pública Gianna Gerbasi.

O quê? Defensoria Cidadã Itinerante na comunidade de Santa Cruz;
Quando? Às sextas-feiras, 29 de abril, 06 e 13 de maio de 2016, das 8h às 12h;
Onde? Associação União dos moradores de Santa Cruz, localizada na Travessa Caldeira, Largo Teodoro.