COMUNICAÇÃO

Pesquisa sobre População em Situação de Rua é apresentada na ESDEP

28/11/2017 15:23 | Por Elaine Lima - estagiária

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Estácio de Sá e revela dados importante do núcleo POP RUA

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em parceria com a Universidade Estácio de Sá solicitou pesquisa a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, relativo às mulheres em situação de rua. A pesquisa Sociabilidade e Vulnerabilidade e os ciclos de vida das mulheres catadoras em situação de rua, foi apresentada ontem, 27, pela professora Sandra Carvalho na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep e teve como foco o núcleo POP Rua da Defensoria Bahia.

Questões relacionadas ao gênero e a violência contra a mulher foram identificadas como uma das principais vulnerabilidades. O passo a passo da pesquisa foi detalhado pela professora e suas alunas. A metodologia escolhida, o público alvo, a coleta de dados e o recorte de período estabelecido também foram explicados.

A pesquisa ainda não foi concluída, porém já identificou dados importantes do núcleo POP Rua da Defensoria. Desde sua criação, em 2013 até os dias atuais o núcleo já atendeu 3.619 pessoas, entre elas 888 são mulheres, representando assim 24,5% do total de atendimento. O que se torna um número expressivo, mas ainda será averiguado o porquê das mulheres em situação de rua não procurarem a Defensoria.

“Sempre temos a ansiedade em melhorar o atendimento para a população em situação de rua. E para melhorar devemos ouvir os usuários, através de um relatório conseguimos identificar o que eles necessitam”, afirmou a defensora pública Fabiana Miranda.

Estiveram presentes assistentes sociais e alunas do curso de psicologia e serviço social da Universidade Estácio de Sá.