COMUNICAÇÃO

Pindaí – DPE/BA realiza palestra no município sobre paternidade responsável

24/10/2017 9:11 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686

A palestra foi realizada após a Defensoria Pública verificar que parte considerável das crianças e adolescentes do município não tem a paternidade definida

 

Após perceber que parte significativa das crianças e adolescentes do Município de Pindaí a 30km de Guanambi estão sem a paternidade reconhecida, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em parceria com a Secretaria de Educação do Município realizou palestra na Câmara de Vereadores, esclarecendo as mães da comunidade local acerca da Campanha Ação Cidadã – Sou Pai responsável, com enforque na maternidade responsável.

Com o auxílio das diretoras das escolas foi feito um levantamento do número de alunos sem a paternidade definida. Foram identificadas 100 crianças e adolescentes nesta situação. A partir deste dado, a Defensoria Pública vai estabelecer uma agenda para realização de audiência extrajudicial para coleta de DNA.

A defensora pública Deliene Martins de Carvalho ressaltou a importância da participação da DPE em ter um defensor público atuando como agente de transformação social, uma vez que, o alto número de crianças sem paternidade definida é um indicativo de que as mulheres precisam se conscientizar da sua responsabilidade com  a maternidade também.

“Não adianta apenas garantir o exame de DNA gratuito, o reconhecimento da paternidade e a fixação da obrigação alimentícia, pois, o nascimento de um filho é muito maior que isso, é preciso saber que, tanto o homem, quanto a mulher devem se preocupar com o afeto, a educação e formação de um filho. Não se restringindo apenas aos aspectos jurídicos aqui mencionados”, considerou Deliene Carvalho.

No mesmo dia foi realizada uma visita ao Conselho Tutelar da cidade, já que as conselheiras tutelares atuam em parceria com a Defensoria Pública, encaminhando diversos casos para atendimento ao identificarem situações de vulnerabilidade nas áreas de família.