COMUNICAÇÃO

Plantão de São João da Defensoria ajuda idosa receber medicamento em Santo Antonio de Jesus

27/06/2011 22:46 | Por

O plantão que a Defensoria Pública, através da Regional de Santo Antonio de Jesus, realizou neste São João resultou na resolução do caso da aposentada Joanita Sousa, moradora da cidade. De acordo com Guiomar Fauaze, defensora pública responsável pelo caso, Joanita sofre de trombose venosa profunda, doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias, e precisaria tomar a medicação clexane, uma dose por dia. Através da atuação da Defensoria, que entrou com uma Ação de obrigação de fazer, foi concedida uma liminar no mesmo dia pelo Juiz da comarca, Gilvandro Cardoso, para que fosse concedida a doação de uma dose diária da medicação por parte da Prefeitura.

Segundo Guiomar Fauaze, o filho de Joanita, dirigiu-se à sede da Defensoria, afirmando estar muito preocupado com o estado de saúde de sua mãe e que precisaria urgentemente de uma providência por conta da Prefeitura. "A medicação é muito cara e a falta da substância poderia levar a uma Isquemia - falta de circulação no sangue - o que causaria óbito da assistida. Com o deferimento do processo, a medicação foi liberada para uso diário", explicou a defensora.

Aproximadamente 20 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública daquela regional. Os casos mais freqüentes registrados pelos defensores de Santo Antonio de Jesus foram de assistência médica e queixas de prisão irregular, mas algumas visitas foram feitas em hospitais e também em delegacias para verificação se estava havendo irregularidade, o que não foi identificado.