COMUNICAÇÃO
População de Porto Seguro já conta com unidade da Defensoria Pública
Esta é a terceira sede inaugurada este ano no interior da Bahia
A população de Porto Seguro, estimada em mais de 126 mil habitantes, já conta com uma unidade da Defensoria Pública no município. Inaugurada ontem (quarta-feira), a sede possui espaço amplo e adequado para atender aqueles que mais precisam acessar a justiça. Esta é a terceira regional inaugurada este ano no interior da Bahia.
Ao inaugurar a nova unidade, a defensora pública geral, Célia Padilha, chamou o momento de “emblemático”. “Trata-se de um reconhecimento tardio, já que o Brasil começou nestas terras. Contudo, pouco a pouco vamos atender a população de Porto Seguro e também da Bahia”, declarou Célia Padilha, que usou as palavras “forte” e “atuante” para definir o modelo de instituição almejado por todos. Além de afirmar ser a justiça tão vital e fundamental quanto o acesso à saúde, à moradia e à educação, a defensora pública enfatizou o papel do defensor: “Ser defensor público é um sacerdócio. Quem não pensa em melhorar a vida dos mais carentes não pode ser um defensor público”.
Para o coordenador Executivo das Defensorias Públicas Regionais, Ricardo Carillo, fortalecer o interior do Estado tem sido o planejamento e meta da atual administração. “Só no primeiro semestre de 2012, inauguramos as unidades de Jacobina e Paulo Afonso. Agora, estamos aqui inaugurando a regional de Porto Seguro. E nosso planejamento é que novas unidades sejam inauguradas ainda este ano. Dignidade e cidadania através da justiça, é isso que almejamos quando uma sede é concretizada em um município baiano”.
“Um dia feliz e histórico”
“Um dia feliz e histórico”, foi a descrição do defensor público de Porto Seguro, José Renato Bernardes, que completou: “Agradeço a administração superior por viabilizar o dia de hoje. O que me atraiu na Defensoria Pública foi poder fazer parte do crescimento de algo muito importante: a cidadania. Hoje estamos dando início a nossa base, o resto a gente vai construir com muito trabalho”. Para a também defensora pública de Porto Seguro, Priscila Berto, a unidade vai possibilitar a continuidade de um trabalho que já vinha sendo feito há quatro anos na cidade, mas em uma pequena sala do Fórum: “Com mais conforto, espaço, mais estagiários e servidores, vamos continuar cultivando a semente da Justiça, desta vez a um maior número de cidadãos”.
O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, destacou a importância da justiça e da presença da Defensoria Pública no município. “Nós sabemos que a justiça é um instrumento caro e difícil e que, por isso, nem todos têm acesso. Concordo com a defensora pública geral, quando ela diz que a justiça também é uma questão de vida, assim como a saúde e a moradia. A justiça é o instrumento mais importante para a cidadania. Por isso, faço aqui meu compromisso de dar as mãos para fortalecer a Defensoria Pública em nossa cidade”, declarou o gestor público.
Além de autoridades políticas locais e representantes do Poder Judiciário, também estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA), Cláudio Piansky, que elogiou o espaço e o respeito pela acessibilidade, além de enfatizar a necessidade de mais defensores públicos na Bahia, e o subcorregedor adjunto da Defensoria Pública, Gilmar Bittencourt, que destacou o empenho da atual administração em fortalecer a instituição através do fortalecimento primeiro da justiça nos municípios mais carentes desta ferramenta.