COMUNICAÇÃO

População de Salvador atendida pela "Ação Cidadã Sou pai Responsável"

23/08/2010 20:08 | Por Manuela Damaceno / Ascom

Cerca de 200 pessoas foram atendidas durante a primeira fase da “Ação Cidadã – Sou pai responsável” da Defensoria Pública da Bahia, que aconteceu entre os dias 19 e 21, nos bairros de Castelo Branco, Narandiba, Vasco da Gama e Luís Anselmo, em Salvador. O objetivo da ação é conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais, sobretudo do pai na formação de um cidadão. Durante esta primeira etapa, interessados em regularizar a paternidade de seus filhos foram cadastrados e convidados a realizar o exame nos próximos dias 26, 27, 28 de agosto, nos CSUs dos mesmos bairros. Nesses dias, defensores voltam às comunidades para audiências de conciliação e realização de exames de DNA gratuitos.

Para a defensora pública Rosane Assunção, o projeto visa garantir o exercício pleno da cidadania de quem está em busca do reconhecimento paterno, inserindo crianças e jovens no seio familiar. A Defensoria Pública se movimenta nessa direção, a fim de contribuir e esclarecer a população sobre a responsabilidade paterna e a possibilidade dos pais acompanharem a história de seus filhos”, completou a defensora. Moradora da Federação, Telma Brito parabenizou o projeto. “A Ação Cidadã é uma ótima iniciativa, principalmente para minha filha, que não foi registrada pelo pai e que, agora, com este exame, poderá ter o nome de seu pai reconhecido. O atendimento foi bastante esclarecedor.”, afirmou. Situação semelhante aconteceu com Rafael Pléssem, 22 anos, que já entende a importância do reconhecimento. “Estou aqui hoje porque quero registrar meu filho, eu tenho pouco contato com ele, preciso saber se ele é realmente meu filho e se for, quero vê-lo crescer, acompanhar a educação dele. Sem esse serviço da Defensoria, eu jamais teria essa oportunidade”.

Para mais informações Disque Defensoria 129.

Centro Social Urbano Castelo Branco

Rua A, 3ª etapa de Castelo Branco, CEP: 41.320-010Telefone: 3117-2122/2194

Ponto de referência: Pouco antes do final de linha, ao lado do presídio Lafayette Coutinho.

Centro Social Urbano Vasco da Gama

Rua Pedro Gama, s/n, Federação, CEP: 40.230-000 Telefone: 3117-6767Ponto de referência: final de linha da Federação, após o Irdeb, 1ª entrada a esquerda.

Centro Social Urbano Narandiba

Av. Edgar R. dos Santos, 511E, CEP: 41.18-620Telefone: 3116-9075Ponto de referência: vindo da Paralela, após Posto de Gasolina, 1ª descida à direita, em frente a Conder.

Centro Social Urbano Luis Anselmo

Rua Luis Anselmo, 155, Matatu, CEP: 40.225-120Telefone: 3116-2190/2191 3244-7472Ponto de referência: Final da rua principal, logo após ao Mercadinho Ideal

Ação – A Ação Cidadã – Sou Pai Responsável busca conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais na educação e formação de um cidadão. Há dois anos, o Programa de Paternidade Responsável está disponível à população, em todas as comarcas onde atua a Defensoria Pública, sendo intensificada em determinados períodos em alguns locais. Até então, nestas cidades, foram realizados 1.900 exames de DNA em ações itinerantes e nas sedes fixas da Defensoria. Esta Ação é permanente em todos os postos de atendimento da Defensoria Pública e é gratuito durante todo o ano. Para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria 129.