COMUNICAÇÃO
População em situação de rua é tema de palestra em seminário de Direitos Humanos
A Defensoria Pública da Bahia participou do evento que aconteceu na OAB-BA
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do seminário Desafios ao Exercício da Cidadania em Tempos de Crise que aconteceu na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) na sexta-feira, 6. Na ocasião, foram discutidos assuntos como: acessibilidade, racismo institucional e apropriação cultural, direito à moradia e pessoas em situação de rua.
“A população em situação de rua é um grupo heterogêneo, encontramos pessoas negras, brancas, com deficiência, idosos, mulheres e homens. A rua é uma situação, algo temporário por isso a nomenclatura pessoa em situação de rua. Cabe a nós que promovemos Direitos Humanos, promotores de políticas públicas buscar com essas pessoas no tempo delas a saída das ruas”, explicou a coordenadora da Equipe Pop Rua, Fabiana Miranda.
Ainda de acordo com Fabiana Miranda, as principais demandas na Defensoria Pública nessa área estão relacionadas à documentação, abrigo, saúde e violência institucional. No atendimento de saúde, a defensora pública salientou que já houve bastante avanço, porém ainda há o que ser melhorado. “O fluxo combinado com a Secretaria Municipal de Saúde é que primeiro o assistido é atendido, em seguida entram em contato com a equipe de assistência social da Defensoria, para que seja providenciado o documento que na maioria das vezes eles não têm”, acrescentou ela.
O atendimento da Equipe Pop Rua acontece de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Rua Pedro Lessa, 123, Canela.