COMUNICAÇÃO
“Por uma sociedade antirracista”, DPE/BA promoverá em fevereiro 1º Seminário sobre cotas raciais nas Defensorias Públicas brasileiras
Evento ocorrerá no dia 16 de fevereiro na Escola Superior da Defensoria e contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Defensoria
Prosseguindo com seus esforços na luta contra o racismo também no âmbito de suas implicações institucionais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) promoverá o “1º Seminário sobre Cotas Raciais nas Defensorias Públicas: por uma sociedade antirracista”.
O evento ocorrerá no dia 16 de fevereiro na Escola Superior da Defensoria, porém por causa do aumento de casos de Covid-19 apenas palestrantes e autoridades convidadas poderão participar presencialmente. O Seminário reunirá defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) da DPE/BA e outras Defensorias do Brasil, além de professores, pesquisadores e convidados envolvidos com a temática do enfrentamento ao racismo estrutural e institucional brasileiro e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Defensoria.
A mesa de abertura do evento será composta pelo defensor público geral, Rafson Ximenes, a defensora pública-geral do Tocantis, Estellamaris Postal, a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, a defensora pública baiana e coordenadora da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores, Clarissa Freitas, o defensor público e presidente da Associação de Defensoras e Defensores da Bahia, Igor Santos, e o assessor especial da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia, Ailton dos Santos.
O Seminário será composto de quatro mesas com participação de convidados que promoveram o debate sobre quatro eixos de reflexão. A Mesa 1 abordará o tema das ações afirmativas e a importância das cotas raciais nos concursos públicos das Defensorias Públicas. A Mesa 2 tratará sobre a heteroidentificação racial e o enfrentamento às fraudes nos órgãos públicos.
Já a Mesa 3, tratará sobre a implantação das ações afirmativas nas Defensorias Públicas do Brasil. Encerrando o evento, a Mesa 4 tratará da Percepções de servidoras(es) públicas(os) gestoras(es), defensoras(es), técnicas(os) e estagiárias(os) quanto à diversidade racial e as cotas raciais nas Defensorias Públicas.
Confira abaixo toda a programação das Mesas e seus convidados.