COMUNICAÇÃO

Posse de novos Defensores mostra gestão no caminho certo

11/02/2014 14:39 | Por
A posse dos dezesseis (16) novos Defensores Públicos, quarta-feira (05/02), foi o reconhecimento do trabalho que a atual administração vem realizando para reestruturar a Defensoria Pública do Estado da Bahia e assegurar-lhe um futuro compatível com as suas responsabilidades sociais e com a sua função constitucional de salvaguardar a Democracia e o Estado Democrático de Direito.

Este significado ficou explícito no pronunciamento da Defensora Paloma Pina Rebouças Ayres, falando em nome dos demais colegas empossados, que agradeceu à Defensora Geral Vitória Beltrão Bandeira, "pelos significativos passos que tem dado para o engrandecimento da Defensoria".

Emocionada, a Defensora Paloma Ayres cobrou mais apoio do Governo do Estado, ressaltou a luta de todos os aprovados no concurso e alertou para o papel de coragem reservado a cada um deles, ao longo do exercício profissional que se inicia. Ela foi precedida na sua fala pela Defensora Cristina Ulm, que falou em nome da ADEP e destacou, também, "o esforço da Administração Superior" no processo de nomeação dos Defensores.

Encerrando a solenidade, a Defensora Geral Vitória Bandeira saudou os novos Defensores, conclamando-os "ao sagrado desafio de construir uma Defensoria Pública à altura da nossa responsabilidade com uma sociedade que, apesar de injusta e desigual, nos proporcionou a chance de sermos Defensores Públicos", alertando-os para "o dever de construir um futuro melhor, um mundo melhor, remodelando-nos e realizando-nos, como profissionais e como seres humanos, num processo que exige determinação e perseverança."

Dra. Vitória ressaltou as dificuldades funcionais, "que nos impedem de alcançar um melhor padrão de qualidade de nossos serviços, mas que, paradoxalmente, têm o condão de nos estimular a enfrentarmos os desafios e oportunizarmos o crescimento institucional", e disse, ainda, que a estruturação da Defensoria Pública deve ser encarada como um passo necessário para a consolidação da Democracia:

"É um desafio a ser urgentemente superado, o qual tem implicações das mais diversas, que tangenciam desde as políticas de segurança pública até a própria questão da legitimidade do Estado Democrático de Direito. Todavia, é imprescindível que se atente para a necessidade de construção de um novo paradigma de Instituição, arejada e aberta, verdadeiramente próxima e afinada com os anseios sociais".

A Defensora Geral fez questão de enfatizar a colaboração que tem recebido da sua equipe de trabalho - "compromissada, séria, competente e dedicada. Ela é, hoje, a segurança desse rumo para a Defensoria Pública do Estado. Com ela, estamos acelerando a ocupação do nosso verdadeiro espaço no sistema de justiça da Bahia e do nosso País."

Finalizando, Dra. Vitória pediu aos novos colegas que se incorporem, "de forma sincera e consciente", ao projeto de construção de uma Defensoria Pública estruturalmente forte, reconhecida e respeitada por toda sociedade.

A solenidade de posse dos novos Defensores Públicos foi realizada no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública - ESDEP, no Canela, e os Defensores empossados, por ordem de classificação, foram Aldenise Ferreira dos Santos, José Jaime de Andrade Neto, Emerson Halsey Soares, Nayana de Almeida Alves Gonçalves, Tatiana Câmara Assis Velho, Tiago Guimarães Rego Almeida, Thaissa Poyares Machado, Paloma Pina Rebouças Ayres, Larissa Nascimento Portugal, Eveline Pereira Rocha Portela, Camile Lizandra Morais de Santana, Adriana Gomes Laranjeira Pimentel, Martha Lisiane A. Cavalcante, Daniel Soeiro Freitas, Lívia Silvia de Almeida e Leila Nascimento Portugal.

Participaram da mesa dos trabalhos, além da Defensora Geral Vitória Bandeira, o Subdefensor Geral Renato Amaral Elias, a Desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, a Corregedora Geral da DPE Carla Guenem Fonseca Magalhães e a Presidente da ADEP Soraia Ramos Lima.

Familiares dos empossados e diversas figuras do mundo jurídico e político prestigiaram o evento, dentre as quais o Deputado Estadual Álvaro Gomes, o Procurador do Estado Aloísio Moraes Portugal, o Desembargador Augusto de Lima Brito, a Procuradora do Trabalho Virgínia Sena, além de toda equipe de Defensores da atual administração da DPE.