COMUNICAÇÃO

Posse de Rafson Ximenes como defensor-geral é marcada por proposta de união da Defensoria

12/03/2019 19:32 | Por Luciana Costa DRT/BA 4091 | Fotos: Humberto Filho

Cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de autoridades, defensores públicos e servidores da DPE/BA

“Eu acredito no amor e não no ódio. Acredito na união e não na guerra. Acredito na construção e não na destruição. Acredito na Defensoria Pública, nos defensores públicos, nos servidores, nos estagiários, na equipe de gestão que montei e no povo baiano”. Foi com esse chamado que o defensor público Rafson Saraiva Ximenes, tomou posse como gestor da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para o mandato do biênio 2019-2021, em cerimônia realizada na tarde dessa terça-feira, 12, no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em seu discurso de posse, o defensor público geral reconheceu o que ele chamou de brilhante trabalho executado pelo seu antecessor, o defensor público Clériston Cavalcante Macêdo, ao fazer uma retrospectiva da sua gestão, quando a Defensoria saltou de 22 para 38 comarcas, inaugurou mais de 30 sedes em 4 anos, levou uma Unidade Móvel às cidades mais distantes, formou defensoras populares, valorizou a Ouvidoria, aproximou o povo da Escola Superior, permitiu aos defensores do interior serem promovidos sem deixar suas cidades, entre outros avanços citados.

“Todos nós assumimos uma grande responsabilidade ao integrar essa Instituição. Uma responsabilidade linda, de levar cidadania à população, que é muito maior do que as nossas eventuais diferenças e que demanda a nossa união. Todos nós estamos no mesmo barco; o seu destino é o destino de todos nós. Podemos remar em sentidos opostos ou podemos remar juntos. Podemos fazer furos nas velas ou podemos içá-las de mãos dadas. Podemos seguir viagem juntos ou podemos nos sabotar e afundar juntos. Em qualquer escolha o destino será o mesmo para todos”, disse o defensor-geral, Rafson Ximenes.

Ao transmitir o cargo, o ex-defensor-geral, Clériston Cavalcante, afirmou que ter tido uma experiência única ao comandar a Defensoria e disse que encerra o seu mandato feliz por ter alcançado as metas estabelecidas: “O motivo da minha alegria não é apenas em relação ao trabalho desempenhado, mas, principalmente, saber que o sonho de uma Instituição inclusiva, popular, transversal, plural, está assegurado em mãos de um colega com postura firme, sereno e competente”.

“Para uma sociedade se desenvolver é necessário que tenha acesso a políticas públicas. Como acessar a justiça vivendo em uma das regiões mais humildes do país? É graças ao trabalho corajoso de vocês que a justiça chega aos menos favorecidos. Hoje é uma alegria enorme estar sendo anfitrião dessa posse. Eu acredito em vocês e acredito também que prestam um serviço essencial a sociedade”, falou o presidente da ALBA, Nelson Leal.

Em sua fala, o vice-governador da Bahia, João Leão, pontuou a importância da Defensoria Pública em uma sociedade desigual e em que ainda existem violações de direitos, exclusão e preconceito.

“Muito obrigada por ter dado posse aos novos gestores e gestoras da DPE/BA e ter a maioria da sua equipe formada por mulheres. A gente muda a sociedade com gestos, muda dizendo que quando derem vez ao povo toda a cidade vai cantar”, discursou a ouvidora-geral, Vilma Reis.

Representando a Associação de Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, o secretário da entidade, o defensor público Alessandro Moura, destacou a necessidade do diálogo permanente entre a Associação e a Instituição. De acordo com ele, ambas convergem para o mesmo fim, o fortalecimento da Defensoria Pública.

A solenidade contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, membros das instituições que compõem o sistema de Justiça do estado, de secretários de Estado e municipais, de defensores públicos e servidores da Instituição, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.