COMUNICAÇÃO

Posse do novo presidente do TCE conta com presença da Defensoria

11/01/2012 17:39 | Por

Foram empossados na tarde desta segunda-feira (09) o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), conselheiro Zilton Rocha; a vice-presidente, conselheira Ridalva Figueirdo; e o corregedor Manoel Castro, que integrarão a mesa diretora do biênio 2012/2013. A defensora pública geral, Célia Padilha, participou da cerimônia, que ocorreu no auditório do TCE, no CAB, com a presença do governador Jaques Wagner, entre outras autoridades.

"É tempo de renovar as esperanças e renovar valores", despediu-se a então conselheira presidente, Ridalva Figueredo, que, na ocasião, assumiu o papel de vice-presidente. Ela falou sobre sua atuação durante a gestão, destacando alguns projetos realizados como o manual de auditorias de obras públicas e o projeto de lei sobre a reestruturação do plano de carreiras do órgão.

Durante seu discurso, Zilton relembrou sua trajetória dentro do órgão, onde já assumiu o cargo de relator e corregedor, e reiterou a importância do Tribunal para sociedade. "A cada dia fico mais convencido de que o controle externo que o Tribunal de Contas desempenha é funcral não só no controle dos gastos, mas na administração pública", afirmou. Ele ainda esclareceu o papel do órgão também como orientador para os gastos públicos. "Não podemos abdicar do papel de orientador para que o dinheiro público seja utilizado com eficácia", disse ele exemplificando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como medida adotada pelo TCE para acompanhar o trabalho dos órgãos públicos.

O novo presidente também apontou a utilização da tecnologia da informação para o aprimoramento do controle dos gastos públicos, destacando o advento da internet para o acompanhamento da população, a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. Zilton ainda aproveitou o momento para reiterar a importância da articulação dos órgãos de acesso à Justiça. "Precisamos estruturar instituições, a exemplo da Defensoria Pública, neste momento. E esse momento é agora".

A defensora geral parabenizou o novo presidente, desejando a realização de um mandato com êxito. "Sabemos da importância do TCE para o Estado, para as instituições e contas públicas, e esperamos que o novo presidente, assim como sua equipe, desempenhe uma trajetória de sucesso", disse Célia Padilha.