COMUNICAÇÃO
Prazo para inscrição em processo seletivo de estágio de nível superior em Direito da Defensoria é prorrogado
Foi prorrogado o prazo de inscrição do processo seletivo que preencherá 40 vagas de estágio de nível superior em Direito na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). Agora as inscrições seguem até o dia 25 de outubro com pagamento da taxa de inscrição até o dia 26 de outubro. O exame, que antes seria realizado no dia 16 de outubro, será aplicado no dia 6 de novembro.
O edital retificado foi publicado hoje (5) no Diário Oficial da DPE/BA. A seleção também formará cadastro reserva e corresponde a vagas nos turnos matutino e vespertino, todas na capital baiana. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível aqui. A taxa de inscrição é de R$ 42,00. Os(as) candidatos(as) convocados(as) receberão bolsa auxílio de R$750,00 e auxílio transporte.
O defensor público e diretor da Escola Superior da Defensoria, Cleriston Macêdo, afirma que o estágio na Defensoria contribui para a formação dos estudantes não somente como profissionais, mas também como cidadãos(ãs). “Por meio da Esdep, oferecemos aos estagiários(as) uma formação continuada com temas que fazem parte do dia a dia da Instituição e que, muitas vezes, eles não teriam acesso no curso regular que estão frequentando. Ocorre uma troca importante entre a Defensoria e esses cidadãos(ãs) que ingressam no mercado de trabalho mais qualificados após passar por nossa Instituição”, ressaltou.
Os(as) candidatos(as) serão selecionados através de uma prova com 50 questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa. Na prova se constituirá de questões de conhecimentos gerais de língua portuguesa, aspectos da constituição, formação da população e da história da Bahia e conhecimentos específicos como em direito civil; direitos humanos; direito da criança e adolescente; direito penal; direito processual civil e penal; legislação, organização e princípios institucionais da Defensoria Pública, entre outros.
Executado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico sob supervisão da Esdep, o edital está de acordo com as políticas afirmativas e de inclusão da Defensoria Pública. A seleção garante reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras (30%), com deficiência (5%) e indígenas (2%). O exame de seleção terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por uma vez, por igual período.
MAIS INFORMAÇÕES
Telefone: (71) 3082-1500
E-mail: selecao_defensoria@fundacaocefetbahia.org.br
Edital: Diário Oficial da Defensoria Pública da Bahia (17 de setembro)
Retificação do edital: Diário Oficial da Defensoria Pública da Bahia (5 de outubro)