COMUNICAÇÃO
Pré-conferência Municipal da Criança e Adolescente foi realizada na Escola Superior da Defensoria Pública
O evento aconteceu em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
“Nosso papel no mundo não é apenas de quem constata, mas de quem intervém para transformar”. Esta citação de Paulo Freire norteou a pré-conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu na Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador – CMDCA, nesta terça-feira, 23.
Esta pré-conferência será seguida por mais 10 Conferências Livres ao longo do mês de outubro – todas preparatórias para a Conferência Municipal, que será em novembro. O objetivo foi discutir sobre o panorama geral da conferência municipal, socializar sobre os eixos, assuntos e propostas que eles precisam apresentar para a cidade.
Na pré-conferência foram eleitos delegados e delegadas, adolescentes e crianças que estão na área da Prefeitura Bairro Centro Brotas para representar a área geográfica de Salvador, assim como integrantes de entidades e do sistema de garantia de direito.
Em média 60 pessoas compareceram ao evento. Representando a DPE/BA, a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, comentou que a pré-conferência chamou todo sistema de garantia de direito da criança e do adolescente para discutir sobre as políticas públicas que já foram implantadas e as que precisam ser.
“Hoje o mais importante foi a escolha dos delegados e a efetivação da participação de crianças e adolescentes que estávamos tentando desde da pré-conferência passada”, relatou a defensora pública.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador – CMDCA, Renildo Barbosa, contribuiu para a discussão colocar no mesmo espaço crianças, adolescentes, entidades e órgãos governamentais para que tornasse prioridade o que já deveria ser, que são os direitos das crianças e adolescentes de Salvador. “Este evento teve uma importância salutar pois abriu prerrogativas para que estes jovens sejam atendidos e protegidos”, avaliou.
A Conferência Municipal ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, no Centro Comunitário Batista Clériston Andrade – CECOM. Também estiveram presentes no evento alguns conselheiros tutelares de Salvador, representantes do Projeto Axé, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS, da Fundação Cidade Mãe, do abrigo Lar da Criança junto à algumas crianças que lá se encontram, dentre outros.