COMUNICAÇÃO
Presos provisórios vão às urnas novamente neste domingo
No segundo turno das eleições, que será realizado no próximo domingo, dia 31, os presos que não foram condenados em caráter definitivo e adolescentes entre 16 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativa de internação vão as urnas novamente exercer o seu direito de votar. Para acompanhar o processo de votação e garantir a lisura do processo, defensores públicos estarão espalhados pelos presídios baianos para acompanhar a votação dos detentos. Na Bahia, cerca de 1.500 presos têm direito ao voto.
De acordo com a defensora pública Bethânia Ferreira cerca 95% dos presos foi às urnas no primeiro turno. "Baseado nos presídios que foram analisados até agora, quase todos os presos votaram. Os internos que poderiam votar exerceram o seu direito, dando uma lição de cidadania", afirmou a defensora. Ela afirma ainda que no primeiro turno "tiveram casos de presos que não puderam votar, pois foram presos após a inscrição do TRE, mas, mesmo assim, justificaram o voto. E outros presos que foram liberados antes do dia da votação, retornaram como homens livres para poder exercer o direito", ressalta.
A ação da Defensoria ocorrerá no Presídio de Salvador, Conjunto Penal Feminino, Centro de Observação Penal (COP), Unidade Especial Disciplinar (UED), Presídio Regional de Feira de Santana, Presídio Regional de Esplanada, Case Juiz Melo Matos de Feira de Santana, Presídio Nilton Gonçalves de Vitória da Conquista, Conjunto Penal de Juazeiro, Cadeia Antiga de Guanambi, Conjunto Penal de Paulo Afonso, Conjunto Penal de Serrinha e Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.