COMUNICAÇÃO

Primeiro Cine Debate do ano aborda intolerância religiosa em favelas e periferias brasileiras

03/02/2025 15:04 | Por Rafaela Dultra DRT/BA 6990

O documentário Fé e Fúria será exibido no no dia 14 de fevereiro (sexta-feira), das 13h30 às 17h, na Sala Walter da Silveira, em Salvador

O avanço da intolerância religiosa nas periferias tem transformado a dinâmica de poder e resistência nas comunidades. Para debater esse cenário, o Núcleo de Equidade Racial da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), que este ano celebra dois anos de existência, promove o primeiro Cine Debate do ano, com a exibição do documentário Fé e Fúria. O evento gratuito acontecerá no dia 14 de fevereiro (sexta-feira), das 13h30 às 17h, na Sala Walter da Silveira, em Salvador.

Dirigido por Marcos Pimentel, a obra mergulha nos conflitos religiosos que permeiam as favelas e periferias das grandes cidades brasileiras, expondo as dinâmicas entre o crescimento das igrejas evangélicas, a atuação dos traficantes que controlam essas comunidades e o avanço da intolerância religiosa, que atinge, principalmente, os povos de terreiro. 

A exibição será seguida de um debate com a participação de Dyane Brito Reis, professora e pesquisadora da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Lindinalva Amaro Barbosa, ativista e filha do Terreiro do Cobre, Daisy Conceição Santos, museóloga e filha da Casa do Mensageiro, além de Dudu Ribeiro, especialista em gestão estratégica de políticas públicas Unicamp/Perseu Abramo. A mediação ficará por conta de Tamires Cardoso, defensora pública da Bahia, e de Carolina Borges, coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE/BA.

Segundo a coordenadora, a edição visa fomentar a política de equidade racial dentro e fora da Defensoria. “O núcleo vem utilizando a educação em direitos como ferramenta para provocar uma reflexão acerca do caráter imprescindível das discussões acerca do respeito à liberdade religiosa e do combate ao racismo religioso”, afirma Borges.

Cine Debate

O projeto Cine Debate foi pensado pela Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA como uma oportunidade de refletir sobre os temas relacionados aos direitos humanos, principalmente naqueles que tenham pertinência com as demandas da Defensoria, por meio de produtos audiovisuais. Os encontros são propostos em formato de rodas de conversa com a participação de defensores(as), servidores (as) públicos(as), estagiários(as) e a sociedade civil. O projeto conta com a parceria da Funceb/Secult e da Pipoca Magrela.

SERVIÇO

O quê: Cine Debate da Defensoria Pública do Estado da Bahia com a exibição e discussão do documentário Fé e Fúria (classificação indicativa: 14 anos)

Quando: dia 14 de fevereiro (sexta-feira), das 13h30 às 17h

Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira, na Biblioteca Central do Estado da Bahia | Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador

Como participar: Evento gratuito. Basta comparecer ao local