COMUNICAÇÃO

Esdep promove curso de capacitação de defensores públicos para atendimento ao público

25/10/2019 18:03 | Por Pollyana Moraes - Estagiária, sob supervisão do jornalista Arthur Franco

Iniciado nesta quinta-feira, o curso terá o total de oito encontros, onde serão discutidas questões voltadas ao processo da defesa

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em parceria com o Instituto Baiano de Direito Processual Penal – IBADPP, promove o Curso Provas – Questões Fundamentais, que foi iniciado nesta quinta-feira, 24, no auditório da Escola Superior da Defensoria – Esdep. Com o objetivo de prover defensores e defensoras com ferramentas conceituais úteis à atuação processual da defesa, o curso será composto por 8 aulas ministradas por 8 professores. 

Nesse primeiro momento, a Esdep recebeu o doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professor da UFSC e juiz de direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJ/SC, Alexandre Morais da Rosa, que iniciou o curso assistido não apenas por defensores públicos, mas também por juízes e defensores da União, além de associados ao IBADPP. 

“É um curso voltado à visão da Defensoria”, comentou a defensora pública e diretora da Esdep, Soraia Ramos, que idealizou o projeto. Para ela, a importância da capacitação para defensores públicos é inquestionável. “Os defensores atuam diariamente na área penal e poderão discutir questões do dia a dia”, concluiu Soraia. 

O subdefensor público geral, Pedro Casali Bahia, elogiou a iniciativa. “A Defensoria Pública vem se estruturando com a parceria bastante afetiva com o IBADPP, pois entendemos que é um instituto bastante sério e comprometido com a defesa”, disse. 

Próxima aula

Seguindo o cronograma de aulas que se estenderá até janeiro, a Defensoria terá como convidado o doutor em direito pela Universitat de Girona e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, mestre em direito pela UFRGS, professor da UFRGS e advogado, Vitor de Paula Ramos, na próxima quinta-feira, 31, também no auditório da Esdep, das 10h às 12h.