COMUNICAÇÃO

Profissionais da Polícia Civil recebem capacitação da Defensoria Pública em curso com recorte em gênero

29/11/2018 10:29 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)/ Com informações - Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia
SONY DSC

A aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira, 28, no auditório da Secretária de Segurança Pública

Como parte das comemorações dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta quarta-feira, 28, da aula inaugural do Curso de Qualificação em Gênero de profissionais da Polícia Civil. O curso promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia é fruto da assinatura de um Termo de Cooperação.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, Firmiane Venâncio, a responsável por ministrar a aula magna da capacitação falou sobre a importância da Polícia Civil na Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência para delegados, investigadores e escrivães presentes no evento. “Estar nesse espaço é mais uma confirmação que toda a ideologia posta na construção da Lei Maria da Penha tem se fortalecido cada vez mais. Muitas vezes pensamos que temos sofrido reveses nas políticas para mulheres, mas na Bahia estamos conseguindo construir atuações que visam atender diretamente o público-alvo, que são as mulheres que vivem situações de violência no nosso estado”, disse a defensora pública.

O objetivo da qualificação em gênero, violência contra as mulheres e legislações correlatas, é promover a capacitação dos profissionais para um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Durante a formação, serão abordados temas como Relação Interpessoal e Direitos Humanos; Equidade de Gênero; Raça e Racismos. A expectativa é de que os participantes possam estar mais sensíveis à vulnerabilidade das mulheres que buscam atendimento nas delegacias comuns e especializadas.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a Polícia Civil embora seja a pioneira não será a única instituição a receber a capacitação. Na próxima semana haverá uma aula inaugural com todos os profissionais de saúde que trabalham no Hospital da Mulher. Também estiveram presentes no evento a coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE/BA, Fabíola Pacheco, que representou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo; e a defensora pública Lívia Almeida, que atua no Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM.