COMUNICAÇÃO

Profissionais que atuam na rede de serviços do Centro Histórico são capacitados pela DPE/BA

03/04/2019 9:35 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

Além dos minicursos serão realizados três encontros nos meses de julho, outubro e novembro com o intuito de avaliar como a capacitação está sendo aplicada na prática

Com o objetivo de formar multiplicadores de Direitos Humanos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Núcleo Pop Rua, deu início nesta terça-feira, 2, à capacitação de profissionais que atuam na rede de serviços do Centro Histórico. O curso de formação, que se estende até o dia 9 de maio, conta com 94 inscritos e terá uma carga horária de 72 horas composta por minicursos com temas transversais a população em situação de rua.

“É uma imensa alegria para a Escola Superior da Defensoria Pública estar participando deste projeto. Ao longo dos anos, o Núcleo Pop Rua vem executando um trabalho incrível. Tudo é feito com muito carinho e de dedicação por pessoas que querem fazer dar certo. Desejo que o projeto seja vitorioso e que vocês continuem fazendo a diferença na vida das pessoas que tanto precisam”, disse a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia, Soraia Ramos.

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo Pop Rua, Fabiana Miranda, explicou acerca do trabalho executado pela Defensoria Pública, bem como as suas áreas de atuação. A defensora pública também fez uma explanação sobre Direitos Humanos e as conquistas legislativas voltadas para as pessoas em situação de rua. “Tudo que foi conquistado é fruto de muita luta do Movimento da População em Situação de Rua, não foi pela boa vontade do Estado”, afirmou Fabiana Miranda.

Em sua fala, a mestra em Políticas Sociais e Cidadania e líder do Grupo de Pesquisa População de Rua e Direitos Humanos da DPE/BA, Sandra de Carvalho, destacou como será valiosa a troca de conhecimentos de acordo com a realidade vivida por cada pessoa: “Entendemos que o conteúdo principal dessa formação certamente não é o que os professores estarão trazendo, mas o que vocês [participantes] trarão. Cada profissional a partir do seu campo de atuação fará essa troca de experiência”.

A responsável administrativa pela “Formação da Rede de Serviços do Centro Histórico”, a servidora da DPE/BA, Cristina Veloso, informou que além dos minicursos serão realizados três encontros nos meses de julho, outubro e novembro com o intuito de avaliar como a capacitação está sendo aplicada na prática.